16.07.2021
CSR 2021

Realizou-se em Portugal, com organização do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e do Politécnico de Lisboa em colaboração com a Global Corporate Governance Institute, a 7th International Conference on CSR, Sustainability, Ethics & Governance, uma das maiores conferências internacionais com foco na responsabilidade social a nível empresarial.

De 23 a 25 de junho, em formato digital, foram apresentados 135 artigos, oriundos de 38 países, sobre a responsabilidade social corporativa; sustentabilidade, ética e governança nas suas diversas dimensões. Durante 3 dias foram apresentados os mais recentes estudos empíricos e as respetivas implicações práticas a nível empresarial, social, político e académico. Abordou-se a temática da responsabilidade social em tempos de crise e em áreas emergentes como na saúde e na revolução digital.

Bert Scholtens

Bert Scholtens, Elisabeth Fröhlich e Lúcia Lima Rodrigues foram os oradores principais da conferência que decorreu, em anos anteriores, em Londres, Nanjing, Colónia, Perth, Santander e Abu Dhabi.

Irene Arraiano

Para Irene Arraiano, docente do ISCAL e presidente da comissão organizadora, foi um orgulho receber o evento em Portugal que considera ter sido um sucesso em que muito contribuiu “a presença de oradores de renome internacional que enriqueceram a conferência com as suas apresentações e serviram de inspiração aos participantes para investigações futuras”, disse no discurso de encerramento.

Maria João Escudeiro

O acolhimento da sétima edição desta conferência foi para o Politécnico de Lisboa o exemplo de que a instituição de ensino superior está empenhada em fortalecer as suas relações internacionais. “O nosso principal objetivo é a promoção da cidadania, incentivando a participação dos nossos estudantes nas suas instituições e comunidade.”, disse Maria João Escudeiro, vice-presidente do IPL, no discurso de abertura do evento.

Orlando Gomes, o presidente do ISCAL, destaca, com orgulho, a presença de investigadores desta instituição que fizeram parte do programa do evento.

Na sessão de encerramento foram anunciados os cinco melhores artigos científicos anunciados por Nicholas Capaldi, o presidente da Corporate Governance Institute. Os escolhidos receberam participação gratuita na próxima edição da conferência que se vai realizar em Baton Rouge, Louisiana, nos EUA.

A Corporate Governance Institute é uma instituição que “mais do que ensinar”, tem a importante função social de contribuir para a “evolução das práticas comerciais numa economia global. Assim como chamar a atenção para os problemas do desenvolvimento e incentivar às boas práticas.”, considera Nicholas Capaldi.

Texto de VG/GCI-IPL