Passar para o conteúdo principal
05.05.2023
Prémio Belas Letras

Promover o prazer da escrita e divulgar trabalhos reconhecidos como “boas práticas” de escrita é o objetivo do prémio instituído pelo Politécnico de Lisboa. Os textos inéditos, condição para a participação, foram analisados nas categorias Prosa e Poesia, de acordo com critérios de originalidade e criatividade, coerência e coesão e correção linguística. Os vencedores recebem 80% da propina do ano letivo em que estejam inscritos, bem como à atribuição de um Diploma.

Na categoria Prosa, o vencedor foi Vicente José Pereira Sobral, da Escola Superior de Música de Lisboa. Na categoria Poesia, venceu Júlio Martins Barros da Silva, da Escola Superior de Teatro e Cinema.

O júri, considerando os bons resultados de algumas candidaturas, decidiu, por unanimidade, atribuir menções honrosas na categoria Prosa, a Mateo Simon Beja da Costa, da Escola Superior de Comunicação Social e a Fernando Santos Silvestrin, da Escola Superior de Teatro e Cinema. Na categoria Poesia, atribuiu menção honrosa a Camilla Ferreira dos Santos, da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Foram analisados 85 textos, no âmbito do Prémio Literário Belas Letras, 37 na categoria Prosa e 48 na categoria Poesia. O júri, presidido pela vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro, foi constituído pelos docentes Marta Mendes da Escola Superior de Teatro e Cinema, Adriana Cardoso, da Escola Superior de Educação de Lisboa e Jorge Trindade, da Escola Superior de Comunicação Social.

 

Atas

Ata 2 e anexos
Ata 1

 

Vencedores

Categoria Prosa

Vicente José Pereira Sobral (ESML)

Categoria Poesia

Júlio Martins Barros da Silva (ESTC)

 

Menções Honrosas

Categoria Prosa

Mateo Simon Beja da Costa (ESCS)

Fernando Santos Silvestrin (ESTC)

Categoria Poesia

Camilla Ferreira dos Santos (ESTC)

 

Texto de CSS/GCI
Grafismo de DESIGNLAB4U