05.05.2023
Prémio Belas Letras

Promover o prazer da escrita e divulgar trabalhos reconhecidos como “boas práticas” de escrita é o objetivo do prémio instituído pelo Politécnico de Lisboa. Os textos inéditos, condição para a participação, foram analisados nas categorias Prosa e Poesia, de acordo com critérios de originalidade e criatividade, coerência e coesão e correção linguística. Os vencedores recebem 80% da propina do ano letivo em que estejam inscritos, bem como à atribuição de um Diploma.

Na categoria Prosa, o vencedor foi Vicente José Pereira Sobral, da Escola Superior de Música de Lisboa. Na categoria Poesia, venceu Júlio Martins Barros da Silva, da Escola Superior de Teatro e Cinema.

O júri, considerando os bons resultados de algumas candidaturas, decidiu, por unanimidade, atribuir menções honrosas na categoria Prosa, a Mateo Simon Beja da Costa, da Escola Superior de Comunicação Social e a Fernando Santos Silvestrin, da Escola Superior de Teatro e Cinema. Na categoria Poesia, atribuiu menção honrosa a Camilla Ferreira dos Santos, da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Foram analisados 85 textos, no âmbito do Prémio Literário Belas Letras, 37 na categoria Prosa e 48 na categoria Poesia. O júri, presidido pela vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro, foi constituído pelos docentes Marta Mendes da Escola Superior de Teatro e Cinema, Adriana Cardoso, da Escola Superior de Educação de Lisboa e Jorge Trindade, da Escola Superior de Comunicação Social.

Atas

Ata 2 e anexos
Ata 1

Vencedores