26.07.2023
Cerimónia protocolar para assinalar o início da construção da nova residência de estudantes

A Junta de Freguesia de Benfica deu início à obra de construção de um alojamento estudantil a custos acessíveis, que fica localizado no bairro do Calhariz e vai ter uma capacidade de 120 camas, 72 delas destinadas a estudantes bolseiros. Enquadrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este projeto representa um investimento de 3,9 milhões de euros e prevê-se que esteja concluído no prazo de um ano.

A cerimónia protocolar para assinalar o início da obra, teve lugar no dia 25 de julho de 2023 e contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques; do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Teixeira; do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas; e da Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Ana Cristina Perdigão.

Freguesia de Benfica vai ter uma nova residência de estudantes

Considerando a relevância do projeto para a comunidade estudantil do Politécnico de Lisboa, principalmente para os alunos que estudam no Campus de Benfica do IPL, participaram também nesta cerimónia o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato; a presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa, Carla Rocha; e o presidente da Escola Superior de Comunicação Social, André Sendin.

Para Elmano Margato esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica que, pela proximidade da futura residência universitária ao Campus de Benfica do IPL, muito pode vir a beneficiar os estudantes deslocados que frequentam as Escolas aqui sediadas.

A Junta de Freguesia de Benfica será a primeira autarquia do país a construir e gerir um equipamento desta natureza, estando o custo mensal estimado do alojamento entre os 80 e os 120 euros. A abertura do espaço está planeada para setembro de 2024.

Imagens de Junta de Freguesia de Benfica