29.11.2023
Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura da UNISBEN 2023

Foi inaugurada, no dia 20 de novembro, a mais recente exposição da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica, no Espaço Artes do Politécnico de Lisboa. “Figura e Gesto” estará patente até 15 de janeiro, apresentando trabalhos realizados pelos alunos em duas disciplinas distintas, a fotografia e a pintura. Assim, esta exposição terá dois momentos: num primeiro momento estarão expostos trabalhos de fotografia, e, num segundo momento, os trabalhos de gravura.

Elmano Margato na Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura da UNISBEN 2023

A Tuna da UNISBEN deu o mote para o início da inauguração com uma animada atuação. De seguida, Elmano Margato, Presidente do Politécnico de Lisboa, agradeceu a todos os presentes, destacando que o Espaço Artes do Politécnico de Lisboa “está disponível para acolher as exposições mais variadas, quer no domínio da escultura, do teatro, do cinema, da fotografia”.

David Antunes na Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura da UNISBEN 2023

Para David Antunes, Pró-Presidente para as Artes, o Espaço Artes é representativo do “compromisso que o Politécnico de Lisboa tem com as instituições da sociedade civil e a importância que elas têm para aquilo que é também a missão de uma instituição de ensino superior”.

António Delicado e António Rosa na Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura da UNISBEN 2023

António Delicado, professor da UNISBEN e curador da exposição de fotografia, afirma que este “é um trabalho consistente, que ultrapassa o mero registo fotográfico do quotidiano”.

Já o também professor da UNISBEN e curador da exposição de gravura, António Rosa, expressou a sua felicidade pelos trabalhos desenvolvidos, afirmando que, apesar de algumas dificuldades, os alunos conseguiram “dominar a técnica”.

Aldina Graça e José Serafim na Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura da UNISBEN 2023

No seu discurso, Aldina Graça, Presidente da Stimulum, agradeceu ao Politécnico de Lisboa pelas diversas exposições que têm permitido à UNISBEN realizar no Espaço Artes, mencionando que foram “sempre muito bem acolhidos”.

Por fim, José Serafim, representante da UNISBEN, fechou a sessão agradecendo à UNISBEN “o trabalho que fizeram com tantos esmeros e com tanto carinho” e destacando a “amizade”, “carinho” e “compreensão” que caracterizam o ambiente vivido na Universidade Sénior.

A exposição de fotografia estará patente até ao dia 6 de dezembro e resulta do Projeto Fotográfico Pessoal desenvolvido no âmbito da disciplina de Fotografia, da UNISBEN, nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. O tema proposto foi “O retrato” e o local de captação das imagens o Jardim Botânico da Ajuda.

Num segundo momento, poderá ser visitada a exposição de gravura, entre os dias 11 de dezembro e 15 de janeiro, que conta com trabalhos de experimentação e aproximação às diferentes técnicas de gravura artística mais tradicional, realizados pelos alunos da UNISBEN no ano de 2022/2023, sempre que possível, com recurso a materiais alternativos e reutilizáveis, menos lesivos para o ambiente.

Sobre a UNISBEN

A Universidade Intergeracional de Benfica (UNISBEN), é uma Universidade Sénior, situada em Benfica, que integra várias atividades e áreas de formação, desde as línguas e ciências sociais até a saúde e a música.

Esta universidade aceita pessoas de todas as idades, fomentando a troca de experiências entre diferentes gerações. Na sua maioria, os alunos que frequentam a instituição, inserem-se nas faixas etárias dos 50 e 60 anos de idade.

Flickr photos from the Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura “Figura e Gesto” album.

Inauguração da Exposição de Fotografia e Gravura “Figura e Gesto” by Politécnico de Lisboa uploaded on 27 Nov 2023

Ver galeria no flickr

Texto de RR/GCI IPL