Passar para o conteúdo principal
02.10.2023
Erasmus Days 2023

O estudante da Escola Superior de Comunicação Social, Daniel de Almeida, é o vencedor da 4.ª edição do Prémio de Fotografia e Exposição #Erasmusdays. A fotografia intitulada Red Couch, captada na Dinarmarca, foi a foto escolhida de entre as remetidas nas 35 candidaturas apresentadas a concurso. O prémio insere-se iniciativa europeia #Erasmusdays, cujo objetivo é promover o Programa Erasmus+ em todo o mundo.

O júri constituído pelo pró-presidente do IPL para as Artes, David Antunes (que preside) e pelos vogais Cristina Marques, coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica, Vanessa de Sousa Glória, coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL e Paulo Andrade, prof. Especialista da Escola Superior de Educação de Lisboa, definiu a seriação dos candidatos, atribuindo a classificação de acordo com a narrativa, temática, originalidade e qualidade de cada fotografia.

Vencedor
Daniel de Almeida | ESCS

Menções Honrosas
Simão Santos Pereira | ESCS
Cristina Barroso Silva da Cruz | ESELx
Catarina Nascimento Pereira | ESCS

O júri decidiu para além da obra premiada e menções honrosas, incluir 36 obras na Exposição ErasmusDays - IPL 2023, que vai estar patente no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, Estrada de Benfica n.º 529, a partir de 9 de outubro de 2023, dia da inauguração, até ao dia 9 de novembro de 2023.

O prémio para a melhor fotografia vai ser entregue na inauguração da exposição e corresponde à aquisição, da mesma, por parte do IPL, no valor de 500 €, passando, esta, a integrar o acervo da instituição.

Consultar resultados - ata 
 

Sobre a iniciativa

O Concurso de Fotografia #Erasmusdays destina-se a estudantes, docentes, pessoal técnico, administrativo e de gestão do IPL, que participem ou já tenham participado de ações de mobilidade Erasmus+, nos últimos 3 anos letivos.

As fotografias dos participantes inserem-se nas temáticas:

A. Novos países | novas culturas | novas paisagens;
B. Experiências de vida académica;
C. Socialização.

Com o Concurso de Fotografia e Exposição #Erasmusdays, o Politécnico de Lisboa junta-se, mais uma vez, à iniciativa global, que decorre de 9 a 14 de outubro de 2023, com o objetivo de promover o Programa Erasmus+ junto da comunidade local, nacional e internacional, passando a palavra aos que nunca tiveram uma experiência internacional.

O #Erasmusdays celebra o programa Erasmus+, com várias ações à escala europeia, que promovem a partilha de experiências e dão a conhecer os benefícios que a Europa oferece através do programa europeu de mobilidade internacional.