16.09.2022
vários homems de fato a assinar contratos na Academia de Ciências

O Politécnico de Lisboa (IPL) foi uma das Instituições de Ensino Superior (IES) a participar da cerimónia de assinatura dos 119 contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), realizada a dia 15 de setembro, na Academia das Ciências de Lisboa, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Elvira Fortunato e da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, esteve na cerimónia para a assinatura do contrato que prevê a construção de mais um piso na residência Maria Beatriz, e ainda, referente ao projeto de parceria entre o IPL, ISCTE e a Universidade Nova para partilha de residências de estudantes na zona de Lisboa.

mais de uma dezena de pessoas em pé a posar para foto

Para além de instituições de ensino superior, os contratos assinados incluíram entidades sociais, autarquias, entre outros organismos públicos. O primeiro-ministro afirmou que o Governo tem como objetivo ter 26 mil camas para estudantes do ensino superior até 2026, de acordo com o Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, de 2019, no encerramento da sessão de assinatura de 119 projetos para residências de estudantes do ensino superior, em Lisboa.

Para o MCTES, este é um passo significativo para a concretização das residências ao abrigo deste financiamento, reforçará as condições de alojamento para estudantes deslocados, designadamente os mais desfavorecidos economicamente, dando resposta às necessidades que a pressão do mercado imobiliário impôs, sobretudo nos últimos anos.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de: Agência Nacional Erasmus+ EF