06.05.2024
programa critical thinking do IPL

O Politécnico de Lisboa integra, desde fevereiro de 2024, a CrithinkNet - Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, que tem como missão promover a reflexão e partilha de boas práticas de ensino, aprendizagem e investigação do pensamento crítico nas instituições de ensino superior. Desta forma, a Rede pretende contribuir para a formação de cidadãos e profissionais capazes de participar de forma plena, consciente e responsável na sociedade.

Através da assinatura da Declaração de Manifestação de Interesse, o Politécnico de Lisboa reforçou o seu compromisso com a temática do pensamento crítico, que tem um papel relevante para as linhas de atuação do IPL, nomeadamente, em matéria de inovação pedagógica e de desenvolvimento da educação, ciência e cultura.

O IPL irá ao longo dos próximos meses promover e colaborar em atividades dirigidas a estudantes e docentes, alinhadas com os quatro domínios de atuação da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico - Conhecimento científico; Formação; Disseminação e Desenvolvimento; e Partilha de Conhecimento e Recursos.

rute agostinho Pró-Presidente para o Sucesso Escolar e Competências Transversais do IPL

Na visão de Rute Agostinho, Pró-Presidente para o Sucesso Escolar e Competências Transversais do IPL, “Sendo, de acordo com a OCDE, o pensamento crítico uma das competências chave para o século XXI, recomendando que as Instituições de Ensino Superior promovam esta competência nas suas formações, a integração do IPL na CrithinkNet, será uma excelente oportunidade de aprendizagem e de partilha com outras instituições de ensino superior neste âmbito”.

A CrithinkNet pretende ser uma rede de referência nacional na área do pensamento crítico no âmbito do Ensino Superior, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais capazes de participar e contribuir de forma plena, consciente e responsável na sociedade em que vivem.

Imagens de DS/GCI IPL