20.01.2020
img_9301.jpg

Fomentar a dimensão social das Instituições de Ensino Superior (IES)promover a troca de experiências sobre as políticas e práticas de Responsabilidade Social (RS) foram os objetivos das Jornadas da rede colaborativa ORSIES (Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior), que decorreram a 20 de janeiro de 2020, no Salão Nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).

As Jornadas foram promovidas pelo Politécnico de Lisboa, membro fundador, e pela Fórum Estudante, copromotora da iniciativa, e contaram com a presença de cerca de 60 representantes das universidades e politécnicos que integram a rede colaborativa ORSIES.

António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, no discurso que abriu sessão, descreveu a ORSIES como "uma iniciativa gratificante, na medida em que a rede colaborativa permite a troca de boas práticas, num contexto atual em que as instituições de ensino superior não podem viver isoladas".

António Belo, vice presidente do IPL
O vice-presidente do IPL aproveitou o tema da Responsabilidade Social para lançar o convite para a 7.ª Conferência Internacional "Corporate Social Responsibility, Sustainability, Ethics & Governance", que se realiza de 24 a 26 de Junho na Escola Superior de Tecnologia  e Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Rui Marques, CEO da Fórum Estudante, por sua vez, agradeceu a "parceria profícua" com o Politécnico de Lisboa, desde a constituição do primeiro grupo de trabalho e saudou as diversas autoras presentes que apresentaram, mais tarde, os seus trabalhos: Indicadores de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior, Susana Fonseca, ISCTE-IUL, e Joana Fernandes, ESEC-IPCAprendizagem e ServiçoCarmo Themudo, UCP (Porto) e Ana Oliveira, UCP (Lisboa); com destaque ainda à participação de Kati Moreira, Coordenadora da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária.

Susana Fonseca, ISCTE-IUL, e Joana Fernandes, ESEC-IPC
Susana Fonseca, ISCTE-IUL e Joana Fernandes, ESEC-IPC foram as primeiras autoras a apresentar os trabalhos de grupo das Jornadas ORSIES, "um trabalho que resulta da colaboração de todos os presentes",  declararam as oradoras.

Para o CEO da Fórum Estudante, as Jornadas ORSIES "encerram um ciclo de 2 anos de trabalho e iniciam outro." Durante o biénio de 2018/2019, numa promoção conjunto entre a Forum Estudante e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), foi lançado o Livro Verde Sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, assente num modelo de cocriação no qual colaboraram as diversas IES membros do ORSIES.

O Livro Verde permitiu, posteriormente, a cada Instituição de Ensino Superior, olhar para as recomendações, à luz da sua realidade e apontar Indicadores de Responsabilidade Social. Por outras palavras, "o que está a desenvolver, o que falta desenvolver, o que quer desenvolver e quais as suas boas práticas", tal como descrito no documento resumo divulgado nas Jornadas.

Contudo, o objetivo "não é elaborar um ranking de RS nas IES, mas sim desenvolver um conjunto de ferramentas para a comunidade académica e as instituições refletirem sobre as suas práticas e tomar medidas", sensibilizou a Susana Fonseca, ISCTE-IULdurante a sua apresentação.

Jornadas ORSIES 2020

Em represesentação do Politécnico de Lisboa (IPL)integraram, até agora, os grupos de trabalho da rede colaborativa António Belo, vice-presidente do IPL, Fernando Seabra, docente do ISCAL e Teresa Martins, ex-administradora dos Serviços de Ação Social do IPL, entretanto aposentada.

Para o Biénio de 2020/2021, o ORSIES pretende dar continuidade ao diagnóstico de RS nas IES baseado nos indicadores agora publicados, bem como concretizar projetos de Aprendizagem e Serviço (APS). O ORSIES definiu ainda como tema principal para o ano de 2020 a "Responsabilidade Social das IES na Inclusão de Estudantes com Necessidades Especiais".

Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES) teve início a 27 de fevereiro de 2017, com o apoio da SETES, integrando como membros fundadores, 30 Instituições de Ensino Superior de diversas regiões do país.

Texto MN/GCI
Imagem LR/GCI