16.07.2020
youplant.png

Permitir ao consumidor escolher os produtos hortícolas que pretende cultivar é o que caracteriza o projeto Youplant, vencedor da ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo do IPL, ligado a dois concursos nacionais, o Poliempreende, da rede de politécnicos e escolas não integradas e o Born From Knowledge, da Agência Nacional de Inovação (ANI).

youplant

Os três estudantes da licenciatura em Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, Carolina Gomes, Francisco Varão, João Contumélias, e os recém-licenciados Ângelo Castro e Miguel Rodrigues, autores da ideia de negócio, vão receber um prémio financeiro de 2000€, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos.

Os segundo e terceiro lugares foram, também, atribuídos a projetos da Escola Superior de Comunicação Social, A Casa Portuguesa e VeggieTais, respetivamente. Um sistema de renovação de mobília e equipamentos para o lar, que se traduz num negócio de venda de artigos em segunda mão, totalmente restaurados é a génese d’ A Casa Portuguesa, apresentada por dois diplomados em Marketing e Publicidade, António Cid e Beatriz Martins e dois estudantes do mesmo curso, Raquel Oliveira e Tiago Silva.

Já o projeto VeggieTais passa pela mediação da relação entre pequenos agricultores e consumidores, com base num método de aluguer de terrenos, em que os últimos escolhem o que plantar através de uma plataforma. Os estudantes de Publicidade e Marketing Andrea Florea e Rodrigo Figueira e os recém-licenciados Gonçalo Rodrigues, Isaac Duarte e Rui Dias são os jovens empreendedores responsáveis pela ideia de negócio.

ace

Este ano, ao contrário do que é habitual, os projetos candidatos à ACE, foram apresentados por videoconferência, na manhã de 10 de julho. As restrições decorrentes da pandemia, levaram a organização a encontrar a melhor forma de apurar os vencedores do programa de empreendedorismo do IPL, inserido na fase regional do Poliempreende.

José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, reforça que, “apesar dos constrangimentos impostos pela pandemia e depois de se ver obrigado a suspender algumas ações importantes, o Politécnico de Lisboa decidiu manter, no âmbito do seu Programa para o Empreendedorismo e à semelhança dos anos anteriores, o Concurso Regional Poliempreende.

O pró-presidente do IPL ressalta que, “num formato diverso, de apresentações em videoconferência, com menos projetos e um júri mais reduzido, mas mantendo os patrocínios e os prémios habituais, foi possível eleger um conjunto de projetos de elevada qualidade e potencialmente geradores de ideias de negócio e de criação de empresas inovadoras”.

Para a edição do ACE 2020, foram 21 as candidaturas recebidas, que culminaram em sete projetos apresentados ao júri, constituído por Teresa Veríssimo, da Caixa Geral de Depósitos, Ana Gil da DELTA, Luís Osório da POLITEC&ID e presidido por José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL.

Os prémios atribuídos aos projetos premiados são patrocinados pela CGD no valor de 2000€ (1.º lugar), Delta, no valor de 1500€ (2.º lugar) e pela POLITEC&ID, no valor de 1000€ (3.º lugar). Os vencedores vão representar o Politécnico de Lisboa no concurso nacional Poliempreende, que vai decorrer em 2021, na ilha da Madeira.

O Poliempreende é o maior projeto, em rede, de instituições de ensino superior, sendo promovido por 15 politécnicos portugueses, três escolas superiores não integradas e pelas escolas politécnicas das universidades de Aveiro, Algarve e da Madeira.

Os objetivos passam por promover e formar para o empreendedorismo, desenvolver planos de vocação empresarial, avaliar e premiar os melhores projetos desenvolvidos, procurando fomentar a cultura empreendedora, a criatividade associada a ideias inovadoras e a valorização do conhecimento. A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a 17.ª edição do concurso a cargo da Universidade da Madeira.

Desde 2019, o Politécnico de Lisboa passou a apostar num programa de empreendedorismo pensado de raiz, ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, visando incentivar o espírito empreendedor e capacitar os participantes para o desenvolvimento de iniciativas que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa.

Texto de CSS/GCI IPL