Passar para o conteúdo principal
20.07.2021
Junta de Freguesia de Arroios

O Politécnico de Lisboa assinou um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia de Arroios, tendo em vista a promoção e divulgação da primeira biblioteca pública dedicada ao Médio Oriente e Norte de África. A parceria será dinamizada pelo Grupo de Trabalho de Ensino a Distância, colaborando o IPL na conceção de cursos de curta duração online, creditados para professores do ensino básico e secundário, e na construção de uma videoteca.

 

Image
Junta de Freguesia de Arroios

 

Instalada na Biblioteca de São Lázaro, a Biblioteca Pública do Médio Oriente e Norte de África reúne livros escritos em árabe, persa, hebraico, turco, urdu, farsi, bengali ou hindu, de escritores provenientes daquelas regiões, e também de autores portugueses traduzidos para aquelas línguas. Reunindo a Freguesia de Arroios cidadãos de 92 nações diferentes, este projeto pretende reforçar a interculturalidade, que caracteriza esta freguesia lisboeta.

 

Image
Paulo Morais-Alexandre
Pró-presidente das Artes do Politécnico de Lisboa, professor coordenador Paulo Morais-Alexandre, proferiu uma lição subordinada ao tema: “Da ligação de Portugal ao mundo e as artes – revisões da matéria dada”.

 

A esta iniciativa da  Junta de Freguesia de Arroios, além do Politécnico de Lisboa, associaram-se também o Instituto Camões, Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves e a Câmara Municipal de Lisboa. A cerimónia pública de lançamento da Biblioteca aconteceu no dia 21 de junho de 2021, no Auditório da Fundação Oriente, e contou com uma intervenção do Pró-presidente das Artes do Politécnico de Lisboa, professor coordenador Paulo Morais-Alexandre, subordinada ao tema: “Da ligação de Portugal ao mundo e as artes – revisões da matéria dada”.

 
Texto de Ana Raposo
Pró Presidente para a Comunicação Estratégica 
@Créditos das fotografias: Carlos Valadas | Junta de Freguesia de Arroios