25.02.2022
G icom

Depois de um ano de interregno, a iniciativa da Fórum Estudante retomou, em Coimbra, onde durantes os dias 24 e 25 de fevereiro, se juntam cerca de 80 profissionais da comunicação das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, entre os quais sete representantes do Politécnico de Lisboa, para troca de boas práticas.

Novos desafios para comunicar com eficácia foi o mote para o painel, que iniciou os trabalhos no Gi-com que contou com a participação de Ana Raposo, pró-presidente do IPL para a Comunicação Estratégica e Luís Mergulhão, da Omnicom Media Group Portugal.

Com preponderância nos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 às IES, os membros do painel reforçaram a importância crescente do digital, mas por outro lado a dificuldade em chegar aos alunos e candidatos. “O digital é um caminho do qual não vamos sair, mas tenho dúvidas se o presencial depois da pandemia não será essencial”, disse Ana Raposo, também docente da Escola Superior de Comunicação Social.Luís Mergulhão referiu o ensino online como uma realidade que vai existir e ficar.

Ana Raposo, pró-presidente do IPL para a Comunicação Estratégica
Gonçalo Gil da Fórum Estudante, Ana Raposo, pró-presidente do IPL para a Comunicação Estratégica e Luís Mergulhão

Uma outra particularidade da comunicação abordada foi a avaliação da eficácia do trabalho desenvolvido pelos profissionais desta área, nas IES, a dificuldade, mas também a necessidade. “Não percam a tenacidade e a resiliência, mas é fundamental avaliar”, frisou a pró-presidente do IPL. Realçando que, “o digital tornou as métricas mais simples”.

A 9.ª edição do G-icom, assinala os 30 anos da Fórum Estudante, fundada por Rui Marques, que iniciou o encontro com uma intervenção focada “nos tempos desafiantes marcados pela complexidade, que se traduz na capacidade do que se vá prever”. Para o empreendedor, gestor e ativista social, “para as Instituições de Ensino Superior, conviver com a incerteza vai ser um traço para os próximos anos”.

Na iniciativa da Fórum Estudante marcam presença, para além de Ana Raposo, pró-presidente do IPL, António Belo, vice-presidente da instituição, três profissionais do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL e dois profissionais do Gabinete de Comunicação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DS/GCI IPL