03.07.2023
Green metric

O Politécnico de Lisboa foi uma das 70 instituições de ensino superior presentes no International Workshop on UI GreenMetric 2023 (IWGM), que decorreu na Universidade do Minho, entre 15 e 17 de junho, onde se reuniram cerca de 200 participantes de 30 países, com o objetivo de partilhar políticas e boas práticas no campo da gestão da sustentabilidade nos campi. Maria João Silva, docente da Escola Superior de Educação de Lisboa e Vítor Manteigas, docente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e coordenador do Eco-IPL representaram o Politécnico de Lisboa.

Os docentes, membros do Conselho Eco-IPL, para além de terem apresentado um poster alusivo ao trabalho que concorreu para o resultado do IPL na categoria de "resíduos", aproveitaram a oportunidade para estreitar relações com potenciais instituições parceiras em projetos na área da sustentabilidade.

O IWGM tem como objetivos:

• Divulgar e avaliar a implementação do UI GreenMetric World University Rankings nas IES participantes;
  • Partilhar informações sobre sustentabilidade para melhorar o campus, promovendo o estudo de algumas das práticas recomendadas;
  • Permitir que as IES no topo da classificação da UI GreenMetric partilhem as políticas, programas e implementação de práticas nas respetivas instituições;
  • Proporcionar a cooperação na gestão da sustentabilidade nos campi.

Green Metric

O International Workshop on UI GreenMetric (IWGM) é uma iniciativa promovida, anualmente, no âmbito da UI GreenMetric World University Rankings Network, um ranking na área da sustentabilidade ambiental, que classifica o desempenho de IES de todo o mundo, segundo 39 indicadores distribuídos por 6 categorias: campus e infraestruturas; energia e alterações climáticas; resíduos; água; transportes; educação e investigação. Na sequência da sua primeira participação no ranking, em 2022, o IPL alcançou a posição 522, de entre um total de 1050 Instituições de Ensino Superior, oriundas de 85 países.

O Politécnico de Lisboa tem realizado, desde o ano letivo 2019/2020, um trabalho de promoção da sustentabilidade e práticas sustentáveis em todas as suas dimensões, sejam económica, social e ambiental, através do envolvimento das suas 8 escolas, para além da implementação da metodologia associada ao Programa Eco-Escolas, que prevê numa fase inicial a realização de uma auditoria ambiental, para efeitos de diagnóstico, que vai servir de mote para as atividades a realizar.

Imagens de VM e UM