06.03.2023
congresso farmácia

3DWounDres - Design de Pensos Antimicrobianos Avançados, é um projeto da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), que esteve na base da comunicação oral distinguida, na categoria “Iniciação à Investigação”, no 14.º Congresso das Farmácias, realizado, em Lisboa, entre 9 e 11 de fevereiro de 2023.

Nuno Monge, professor da Escola Superior de Educação de Lisboa, é o coordenador do projeto 3DwounDres, um dos 47 selecionados para financiamento, na 7.ª edição do IDI&CA - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística.

Conceber um penso antimicrobiano, regenerativo e customizado, livre de moléculas associadas ao desenvolvimento de resistência é o objetivo do projeto multidisciplinar. Através de um novo design de penso vai ser possível combinar uma plataforma de libertação de compostos ativos a partir de um hidrogel antimicrobiano/curativo impresso em 3D.

projeto ESELx

A comunicação oral “Optimizing chitosan-starch hydrogels for 3D printing of customized scaffolds”, foi apresentada por Sara Cardoso, estudante de mestrado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e um dos membros da equipa de investigação.

Para o docente da ESELx que coordenada o 3DwounDres “é gratificante este tipo de reconhecimento científico, sobretudo para os jovens investigadores da equipa que tanta qualidade e empenho têm demonstrado”.

A participação no 14.º Congresso de Farmácia iniciou com a submissão de um poster, tendo o trabalho sido adaptado a comunicação oral a convite da organização.

Texto de CSS/GCI IPL