03.11.2022
Serviço de Saúde Ocupacional

No mês de outubro é comemorado o Dia da Saúde Mental, neste âmbito o Serviço de Saúde Ocupacional do Politécnico de Lisboa (SSO-IPL), tem, desde 2018, desenvolvido várias atividades e iniciativas dirigidas aos trabalhadores da comunidade académica, para promoção e prevenção da saúde mental.

De entre as muitas iniciativas, salienta-se a avaliação dos fatores de risco psicossociais que permitiu traçar o perfil psicossocial dos trabalhadores IPL, bem como as consultas de Psicologia, que iniciaram em 2018 e são uma das atividades da SSO-IPL, no domínio da prevenção e promoção da saúde psicológica dos trabalhadores docentes e não docentes. Surgem na sequência da referenciação efetuada pela médica de medicina do trabalho.

Segundo os dados fornecidos pelo SSO-IPL, no primeiro ano foram realizadas 51 consultas de psicologia num universo de 1613 trabalhadores. Este número ascendeu a 249 consultas em 2020, em 2021 atingiu as 287 e, até ao final de outubro deste ano já decorreram 255 consultas.

Em 2017, o SSO-IPL identificou, através de inquérito, os fatores de risco psicossociais existentes nos docentes e não docentes do IPL, avaliando o significado atribuído ao trabalho e as perceções destes em relação a vários aspetos determinantes do trabalho, como as exigências, a carga de trabalho, o ritmo, as relações hierárquicas. Os resultados obtidos permitiram definir o perfil geral dos trabalhadores do IPL e o específico de cada Escola. Os inquiridos apontaram o fator - exigências cognitivas, como o mais relevante numa escala de 0 a 5. Este dado, pertencente a uma dimensão mais negativa de avaliação, que pode, segundo a psicóloga do SSO-IPL, Patrícia Ramos, colocar em causa a saúde e a capacidade de trabalho.

Patrícia Ramos psicóloga
Patricia Ramos, psicóloga do SSO IPL

Face aos resultados do inquérito, o SSO-IPL definiu uma estratégia para aplicação de medidas preventivas e de correção dos riscos psicossociais, que passou pela realização de ações de gestão de stress e mindfulness nas Escolas do Politécnico de Lisboa, entre 2018 e 2019. Segundo a psicóloga do SSO-IPL, estas medidas visaram melhorar o impacto do stress no trabalho, atuando a nível organizacional, quer na comunicação e trabalho das equipas, quer na promoção das competências individuais de cada trabalhador.

Patrícia Ramos diz estar planeada, para 2023, uma nova reavaliação dos riscos psicossociais no IPL com recurso a novo inquérito. “Pensamos muito na parte individual, na consulta e na parte mais clínica, mas é importante o envolvimento organizacional”, refere a psicóloga realçando a importância da participação dos trabalhadores do IPL nestas iniciativas.

O Politécnico de Lisboa através do SSO-IPL tem apostado na sensibilização e implementação de uma cultura de saúde, que passa pela prevenção e gestão dos riscos psicossociais.

Saúde mental

Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental surgiu por uma iniciativa da Federação Mundial para a Saúde Mental (FMSM). Atualmente, a Organização Mundial de Saúde também reconhece e assinala este dia, cujo mote de 2022 é “tornar a Saúde Mental e o Bem-estar para Todos uma Prioridade”.

Estima-se que, 1 em cada 5 pessoas esteja, atualmente, a passar por um problema de saúde mental e que 1 em cada 3, nalgum momento da sua vida vai passar por um problema de saúde mental.

O stress e os problemas de saúde mental levam a que os trabalhadores faltem até 6,2 dias por ano, facto que comporta custos para a sociedade, nomeadamente perda de produtividade.

As consultas de psicologia são uma das atividades do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL. Realizadas nas instalações do SSO-IPL, no Campus de Benfica do IPL, estão disponíveis para os trabalhadores docentes e não docentes do Politécnico de Lisboa que delas precisem, através do email: saude.ocupacional@ipl.pt.