03.12.2021
livro "Yasujiro Ozu – Ciclos de Vida" de Hugo Oliveira Martins

Yasujiro Ozu – Ciclos de Vida é a mais recente obra publicada na Coleção Caminhos do Conhecimento, divulgada, a 2 de dezembro, numa sessão realizada nos serviços da presidência do IPL. Levar a uma reflexão sobre a natureza artística do cinema tendo como referência a obra do realizador japonês, Ozu, é um dos objetivos do estudo posto em livro, do autor e cineasta Hugo Oliveira Martins.

Hugo de Oliveira Martins

Licenciado em cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e doutor em Artes pela Universidade de Lisboa, em colaboração com Politécnico de Lisboa, Hugo Martins, apresenta, nas palavras de Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente do IPL para as Artes, “um trabalho notável”. “É um realizador e é alguém que também reflete sobre o seu trabalho”, afirmou o pró-presidente, também docente da escola artística do IPL.

Joaquim Sapinho

Convidado para apresentar Yasujiro Ozu – Ciclos de Vida, o produtor e realizador Joaquim Sapinho considera a tese de Hugo Martins, de quem foi professor na ESTC, “muito profunda e complexa, justamente por ser feita por um realizador”. “Não é uma mera dissertação em film studies, é uma tese que só um realizador poderia fazer e deu muito trabalho para chegar a estes resultados”.

Encarando o livro como mais uma obra do realizador Hugo Martins, o docente fala de Ozu, como um realizador que não está interessado em filmar a ação, mas sim, em filmar a mutabilidade, ou seja, o tempo e os Ciclos da Vida, que dá título à tese. E é isto que diz também interessar ao realizador Hugo Martins, “porque é que há pessoas que vivem sintonizados com o tempo e porque é que há outras que ficam fora do tempo”.

Hugo Martins, fez questão de agradecer à presidência do Politécnico de Lisboa, em particular a José Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente que coordena as edições da instituição. Sobre o orientador, Carlos João Tavares Nunes Correia, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, disse agradecer a “sua paciência e gentileza, não desistindo nunca e a persistência para chegar ao fim”. Por fim referiu a produtora Rosa Filmes, de Joaquim Sapinho, pelo espaço suficiente que deram para terminar o projeto, concluído em 2020.

José Cavaleiro Rodrigues

No encerramento da sessão de lançamento de Yasujiro Ozu – Ciclos de Vida, José Cavaleiro Rodrigues frisou que com esta obra foi ultrapassada a meia centena de obras editadas nas 3 séries que foram sendo lançadas nas coleções do IPL, desde 2005.

O pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, está convicto que as coleções “têm permitido à comunidade académica do Politécnico de Lisboa, encontrar um canal próprio para dar a conhecer a nossa produção científica e pedagógica, obras que de outra forma seriam difíceis de editar”.

Flickr photos from the Lançamento do livro "Yasujiro Ozu – Ciclos de Vida" de Hugo Oliveira Martins album.

_MG_2155 by Politécnico de Lisboa

_MG_2155 by Politécnico de Lisboa uploaded on 03 Dec 2021