Passar para o conteúdo principal
imagem de 4 estudantes sentados em secretárias a estudar

O acesso e ingresso numa das 6 escolas ou dos 2 institutos superiores do Politécnico de Lisboa, pode ser feito através de várias vias de acesso, que dependem do percurso escolar ou académico, na fase da candidatura.

 

Concurso Nacional de Acesso 

O concurso nacional de acesso decorre em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado, cabendo à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior a gestão de todo o processo de avaliação da capacidade para a frequência dos candidatos, bem como com a fixação dos critérios de seleção e seriação dos candidatos.

 

Concurso local

O acesso e ingresso nos cursos de licenciatura das escolas artísticas do Politécnico de Lisboa, são realizados através de concurso local, devido à especificidade e caraterísticas desta oferta formativa. Os candidatos, para além de realizarem os exames nacionais que constituem as provas de ingresso para cada uma das licenciaturas, devem comprovar as aptidões artísticas e vocacionais nas áreas da Dança, Música, Teatro ou Cinema, através de uma prova de acesso realizada localmente.

 

Concursos Especiais

Os concursos especiais de acesso à oferta formativa do Politécnico de Lisboa, é gerido diretamente pela instituição, com calendário, vagas e critérios de seleção próprios.

 

Reingresso, mudança de curso e transferência

Nos regimes de mudança de instituição/curso e reingresso, compete ao Politécnico de Lisboa, preparar e gerir o ingresso nos cursos, nos termos fixados pela legislação, definindo, através de um regulamento próprio, as condições de habilitação, referentes a cada uma das escolas/institutos e respetivo curso, critérios de seriação e desempate,

 

GABINETE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DO POLITÉCNICO DE LISBOA

Os candidatos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior podem contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), localizado nos Serviços da Presidência do IPL (Estrada de Benfica 1549-020 Lisboa).

O GAES do Politécnico de Lisboa  funciona, no período em que decorre o concurso nacional de acesso.

O Gabinete presta esclarecimentos e apoio aos candidatos ao Concurso de Acesso ao Ensino Superior.

Os interessados em estudar no Politécnico de Lisboa podem consultar previamente a oferta formativa da instituição, onde estão disponíveis informações úteis.