Lançamento do livro "Educação Artística 2010-2020"

1 de outubro às 18h00

Coordenadores: Miguel Falcão, Teresa S. Leite, Teresa Matos Pereira

Apresentação de: Isabel Bezelga, Universidade de Évora

Sinopse: A educação artística em Portugal continua num impasse, entre a intermitente valorização nos discursos e nos documentos oficiais e a instabilidade decorrente de medidas adiadas, de insuficiência de recursos, de práticas irregulares e de uma visão hegemónica que ainda atribui às artes, especialmente em contextos educativos, um estatuto sobretudo instrumental, recreativo ou salvífico (“ao serviço de” ou “útil para”).

Entre 2010 e 2020, o mestrado em Educação Artística, com especializações em Artes Plásticas na Educação e Teatro na Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, acompanhou as mudanças nesta área, as quais, de diferentes modos, emergem nos textos – artigos curtos ou depoimentos – de estudantes, professores e arguentes convidados.

Este livro assinala os 10 anos de um mestrado único no panorama do ensino superior português. A promoção das artes e da educação artística e o reconhecimento das suas especificidades – porque carecem de condições específicas – têm de ser institucionalmente observadas. De outro modo, parco será o contributo desta obra, e de outras idênticas, para a mudança dos discursos e das práticas!

Saiba mais sobre as publicações do Politécnico de Lisboa