Passar para o conteúdo principal
main-content

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES IP Lisboa)

novos alunos


O Politécnico de Lisboa dispõe de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, responsável pelo atendimento ao público e pela receção de candidaturas ao ensino superior público.

Aqui pode obter informações sobre:

  • Concurso Nacional de Acesso
  • Diferentes vias de ingresso
  • Requisitos e condições de candidatura
  • Oferta formativa do IPL
  • Esclarecimento de dúvidas relacionadas com o acesso ao ensino superior
     

Até 04 de agosto de 2025 decorrem as candidaturas à 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior no site da Direção - Geral do Ensino Superior (DGES)

  • 21 de julho a 28 de julho: candidatos ao contingente prioritário para emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros.

  • 21 de julho a 04 de agosto: restantes candidatos.


Os resultados são divulgados no dia 23 de agosto de 2025, pela DGES.

1.ª Fase | 21 de julho a 04 de agosto de 2025
2.ª Fase | 25 de agosto a 3 de setembro de 2025
3.ª Fase | 23 a 25 de setembro de 2025

Calendário Acesso ao Ensino Superior 2025

Simulador de Candidatura

Validação de pedido de senha e emissão de Ficha de Ativação

Para validar o pedido de atribuição de senha e emitir a ficha de ativação, deve enviar um e-mail para academica@sp.ipl.pt com uma cópia do recibo do pedido, devidamente assinada, acompanhada de uma cópia do documento de identificação do candidato.

Bolsa de estudo

Estudantes que ingressam pela primeira vez no ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) devem, no formulário de candidatura, selecionar “sim” na pergunta “Pretendes candidatar-te a uma bolsa de estudo?”. 
Após esta opção, as credenciais de acesso serão enviadas para o e-mail indicado pelo estudante no pré-registo.

 

alunos


Com uma oferta diversificada: artes, ciências empresariais, comunicação, educação, engenharia e saúde, o Politécnico de Lisboa disponibiliza cursos de licenciatura, mestrado, doutoramento (em associação com Universidades) e pós-graduação.

O acesso e ingresso nas escolas do Politécnico de Lisboa, pode ser feito através de várias vias de acesso:
 

Concurso Nacional de Acesso 


O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior realiza-se em três fases, de acordo com o calendário aprovado anualmente. A gestão do processo cabe à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que é responsável por avaliar a capacidade de ingresso dos candidatos, bem como por definir os critérios de seleção e seriação.

Mais informações

Concurso local


O acesso aos cursos de licenciatura das escolas artísticas do Politécnico de Lisboa é feito através de concurso local, devido à especificidade e exigência destas formações. Para além da realização dos exames nacionais exigidos como provas de ingresso, os candidatos devem demonstrar aptidões artísticas e vocacionais nas áreas de Dança, Música, Teatro ou Cinema, através de uma prova de acesso prática, realizada na própria escola.

Mais informações

Concursos Especiais


Os concursos especiais de acesso à oferta formativa do Politécnico de Lisboa, é gerido diretamente pela instituição, com calendário, vagas e critérios de seleção próprios.

Mais informações

Reingresso, mudança de curso e transferência


Nos regimes de mudança de instituição/curso e de reingresso, cabe ao Politécnico de Lisboa organizar e gerir o processo de candidatura, de acordo com a legislação em vigor. As condições de acesso, os critérios de seriação e desempate são definidos em regulamento próprio, podendo variar consoante a escola ou o curso a que se pretende ingressar.

Mais informações