Passar para o conteúdo principal

Politécnico de Lisboa na Conferência FORGES em Timor-Leste

Última atualização:
Image
Ipl presente na 15.ª Conferência Forges 2025

O Politécnico de Lisboa participou na 15.ª Conferência FORGES, realizada em Timor-Leste, na sessão “Formação Pedagógica para a Sustentabilidade”, integrada no eixo de Formação e Inovação Pedagógica e na Rede de Sustentabilidade da FORGES – Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. O IPL esteve representado por Sílvia Alves, administradora do Politécnico de Lisboa, Vítor Manteigas, docente da Escola Superior de Saúde de Lisboa (ESSL), e Alexandra David, docente da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).

A 15.ª Conferência FORGES foi organizada pela Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Universidade de Díli e Universidade Católica Timorense São João Paulo II, com o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Timor-Leste. A iniciativa, realizada nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2025, reuniu participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O Politécnico de Lisboa partilhou o painel com a Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde, a Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique), a Universidade de Lisboa e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, apresentando o trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade, com destaque para as micro credenciais concebidas pelo IPL neste domínio.

Ipl na 15.ª Conferência Forges 2025 - Foto de Grupo

Para Sílvia Alves, administradora do Politécnico de Lisboa, “a presença do IPL e a partilha das suas práticas, em múltiplas dimensões, na comunidade da lusofonia revelam-se como uma oportunidade de excelência para a criação de parcerias e sinergias que potenciem a melhoria do desempenho das instituições”, disse a propósito da participação do Politécnico de Lisboa na conferência.

Este ano, a conferência foi subordinada ao tema “A promoção da investigação científica em língua portuguesa face aos desafios globais”. O evento foi precedido de um dia de pré-Conferência, a 24 de novembro, com workshops dedicados à produção do conhecimento científico e à inovação.

Durante dois dias, 13 e 14 de novembro de 2025, realizou-se online a e-Conferência FORGES, com sessões dedicadas ao tema “A promoção da investigação científica em língua portuguesa face aos desafios globais”, nos quais o Politécnico de Lisboa também esteve representado. 

Texto de GCI