23.07.2023
Assinatura dos termos de aceitação dos projetos da 8.ª edição do IDI&CA

A cerimónia realizada nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, a 20 de julho, formalizou a assinatura dos termos de aceitação dos 47 projetos aprovados de entre 78 candidaturas no âmbito da 8.ª edição do Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística - IDI&CA.

Divididos por três grandes áreas: escolas artísticas, escolas de ciências sociais e humanas e escolas de tecnologias e engenharias, os projetos selecionados têm um financiamento de 5000 euros, o que totaliza um investimento anual do Politécnico de Lisboa de 235 mil euros.

Lista de projetos aprovados

Elmano Margato, presidente do Politécnico de Lisboa, considera notório o crescimento da produção científica dos docentes do IPL, muito impulsionada pelo Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística. "Não há ensino superior sem investigação", referiu na sua intervenção. "A divulgação da nossa produção científica e artística é indispensável para a disseminação do conhecimento inerente ao trabalho realizado que aos próprios enriquece e a toda a nossa comunidade prestigia", disse o presidente, referindo-se ao papel que o IDI&CA tem assumido neste campo.

Elmano Margato na cerimónia de assinatura dos termos de aceitação dos projetos da 7.ª edição do IDI&CA

O Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística, que já vai na 8.ª edição, totaliza um investimento, acumulado, de 2 milhões de euros, que permitiram, desde, 2016, financiar 370 projetos. "Pretendemos com esta iniciativa, criar na comunidade académica, em especial nos docentes doutorados mais novos, condições mínimas para a investigação, inovação e a criação artística", referiu o presidente do IPL.

Para Elmano Margato, o reconhecimento académico de uma instituição de ensino superior assenta em três vetores: diplomados versus qualidade, o que corresponde à componente formativa; entrosamento com a sociedade através da prestação de serviço à comunidade e as atividades de investigação, desenvolvimento e criação artística.

Assinatura dos termos de aceitação dos projetos da 8.ª edição do IDI&CA

O presidente do Politécnico e Lisboa, não quis deixar de referir o passo dado este ano pela Assembleia da República, com a aprovação da Lei n.º 16/2023 de 10 de abril, "ousando quebrar os obstáculos ideológicos que impediam os Institutos Politécnicos de outorgarem o grau de Doutor".  "Compete-nos estar à altura dos desafios que se nos colocam enquanto docentes do Politécnico de Lisboa", disse Elmano Margato, reconhecendo o corpo docente "suficientemente qualificado e prestigiado para o fazer".

Flickr photos from the 8.ª edição do IDI&CA - Assinatura dos termos de aceitação album.

8.ª edição do IDI&CA - Assinatura dos termos de aceitação by Politécnico de Lisboa uploaded on 02 Aug 2023

Ver a galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL