08.02.2024
Miguel Brito, Graciano Pulo, Beatriz Fernandes e Elmano Margato

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) assinou um acordo com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) para a criação do primeiro Pólo do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia - H&TRC.

Registada na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), esta estrutura permitirá a ambas as instituições de ensino fazer crescer a produção científica e abrir caminho para a criação de ciclos de estudo de doutoramento, na área das Tecnologias da Saúde.

Miguel Brito, Graciano Pulo, Beatriz Fernandes na assinatura do novo centro de investigação

No âmbito da parceria já existente entre as duas referidas Escolas, este acordo permite, ainda, fortalecer a cooperação de longa data entre a ESTeSL e a ESTeSC, através do desenvolvimento de novas ações ao nível da investigação, divulgação científica e prestação de serviços, com relevância a nível local, nacional e internacional, no contexto do H&TRC e das estruturas locais de cada instituição.

Para Miguel Brito, coordenador do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC) da ESTeSL, “a criação de um pólo do H&TRC em Coimbra é um passo importante no crescimento do nosso centro de investigação, uma vez que permitirá a entrada de novos investigadores, bem como a possibilidade de criação de projetos colaborativos mais amplos. Este passo, demonstra, ainda, a nossa maturidade e importância científica no panorama Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde”.

Sobre o H&TRC

O Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (H&TRC - ESTeSL) foi criado em 2016, com a finalidade de impulsionar a formação académica de jovens e adultos, promover a prestação de serviços à comunidade e promover a investigação e transferência de conhecimento científico e tecnológico num ambiente multidisciplinar. Com mais de 27 investigadores, este Centro é acreditado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Texto de DR/GCI IPL