30.05.2023
Livro Entre Vozes da Coleção Caminhos do Conhecimento

"Entre Vozes e Silêncios: A avaliação 360º e a comunicação organizacional", da autoria de Rita Monteiro Mourão é o mais recente livro publicado sob a chancela da Coleção Caminhos do Conhecimento, do Politécnico de Lisboa. Numa sessão de lançamento que decorreu nos Serviços da Presidência do IPL, no dia 24 de maio, foi realçado o papel da avaliação e da comunicação nas organizações e das relações no contexto de trabalho.

Rita Monteiro Mourão é docente da Escola Superior de Comunicação Social e o livro surge no âmbito da tese de doutoramento, baseada em estudos de avaliação e desempenho realizados em Portugal e Espanha, área de interesse que já tinha trabalhado no mestrado. “Foi um trabalho de 5 anos, muito enriquecedor, multidisciplinar”, disse na sessão de lançamento. Ser um livro técnico, que pretende ser um contributo para a sociedade e para os estudantes, foi o objetivo da autora.

Esta obra, que integra uma das duas coleções editoriais do Politécnico de Lisboa, estabelece a relação entre a Comunicação Organizacional e Avaliação 360º. A docente tentou perceber de que forma o tema da avaliação de desempenho poderia ter benefícios para as organizações e dentro destas para os colaboradores. Verificou que entre Portugal e Espanha são muitas as diferenças quanto aos resultados, principalmente quando se fala de comunicação estratégica.

Sandra Miranda

Sandra Miranda, vice-presidente e docente da Escola Superior de Comunicação Social foi a orientadora de Rita Monteiro Mourão, cujo trabalho valoriza o papel da comunicação. Na sessão pública de lançamento da publicação falou da forma como a tese, transposta para livro, tem um enquadramento central na dinâmica das organizações, área de estudo que está entre as preocupações dos investigadores. “O estudo das organizações catalisa várias áreas do conhecimento distintas e a Rita acabou por reverter isso para o seu trabalho”, destacou.

Para Sandra Miranda, as atitudes, comportamentos, motivação, envolvimento e reconhecimento organizacional, bem como perceções de justiça no campo da avaliação são fatores muito presentes nas organizações. Na sua perspetiva, o livro ensaia uma nova metodologia e “dá-nos uma visão macro e equilibrada de como se deve avaliar o desempenho dos colaboradores”, até porque refere as organizações são “lugares de realização pessoal, mas também de potencial de frustração”.

Inês Sousa, docente do ISCTE

Inês Sousa, docente do ISCTE, foi uma das apresentadoras do livro "Entre Vozes e Silêncios: A avaliação 360º e a comunicação organizacional". Destacou que na investigação ilustrado no livro, é percetível que as organizações que aplicam a avaliação 360ª são, na sua maioria, multinacionais e privadas, nas quais os colaboradores se situam entre os 18 e 25 anos. No seu entendimento, os mais jovens parecem procurar empresas onde existe um espírito de abertura e transparência.

Para Inês Sousa, o livro é um excelente contributo para quem toma decisões nas organizações, sobretudo se estas estiveram relacionadas com o bem-estar dos trabalhadores e qualidade de vida. “A Rita é um exemplo de como a comunicação pode ser tão importante nas nossas vidas, porque aproxima as pessoas”, realçou.

Lançamento do livro de Rita Monteiro Mourão

O vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Manuel Matos, deu parabéns a Rita Monteiro Mourão “pela ousadia” de publicar o seu trabalho. “É uma exposição e um risco publicar um livro”, disse. Do ponto de vista institucional, o vice-presidente frisa a importante visibilidade para o IPL, conseguida através da aposta no campo editorial das publicações científicas.

José Manuel Cavaleiro Rodrigues, pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, referiu que para a presidência do Politécnico de Lisboa, a investigação e a produção de conhecimento são um pilar estratégico do desenvolvimento da instituição, no qual as publicações têm um papel importante. “Com sentido de realidade, sabíamos o muito que haveria a fazer neste campo e na formação das novas gerações”, referiu.

Rita Monteiro Mourão

Rita Monteiro Mourão é licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Social e das Organizações e pelo ISCTE-IUL, onde concluiu o doutoramento em Estudos de Comunicação, Tecnologia, Cultura e Sociedade. É docente na Escola Superior de Comunicação Social, onde leciona nos cursos de Publicidade e Marketing e Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Colabora com várias instituições nas temáticas da Estatística e das Metodologias de Investigação e é investigadora integrada no ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa.

Flickr photos from the Lançamento do livro "Entre Vozes e Silêncios: A avaliação 360º e a comunicação organizacional" album.

Lançamento do livro "Entre Vozes e Silêncios: A avaliação 360º e a comunicação organizacional" by Politécnico de Lisboa uploaded on 25 May 2023

Ver a galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL