04.10.2021
Transforna Portugal

Nove meses depois do seu lançamento, a plataforma Transforma Portugal, à qual o Politécnico de Lisboa se associou desde o primeiro momento, deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelos participantes na iniciativa "Estudantes solidários e em ação em tempo de COVID". “Os Jovens Seniores da Calvaria Sorriem” e “Integração Estudantil” foram os dois projetos dinamizados por estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) do Politécnico de Lisboa (IPL) que foram reconhecidos numa sessão realizada a 23 de setembro de 2021, no Teatro Thalia.

Bárbara Pereira, do mestrado em Engenharia Biomédica e Bruna Delgado, do mestrado em Engenharia de Qualidade e Ambiente representaram as equipas de voluntários do Politécnico de Lisboa na referida sessão, onde foi também apresentado o Guia do Voluntariado (uma nova publicação da Fórum Estudante).

O projeto “Integração Estudantil” foi dinamizado pelos estudantes do mestrado em Engenharia de Qualidade e Ambiente, Bruna Delgado, Filipe Simões e Rebeca Folgueira, com objetivo de promover a integração dos estudantes internacionais no ISEL, no período de pandemia de SARS-CoV-2.

As estudantes do mestrado em Engenharia Biomédica, Andresa Peixoto, Bárbara Pereira e Mafalda Alves da Costa foram responsáveis pelo projeto “Os Jovens Seniores da Calvaria Sorriem”, que procurou, num momento em muitos idosos tiveram de sair dos centros de dia e de convívio que frequentavam, proporcionar refeições e higiene ao domicílio. Este projeto mereceu destaque na página 40 do Guia do Voluntariado.

Transforma Portugal

Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que marcou presença no evento, “as ações voluntárias são estruturantes para desenvolver competências”. O governante fez um apelo aos estudantes presentes para que “passem [esta] mensagem a mais jovens e mais estudantes”.

O Politécnico de Lisboa foi representado na iniciativa, pela vice-presidente, Maria João Escudeiro, e pela pró-presidente para a Comunicação Estratégica, Ana Raposo.

Imagens: AR e Fórum Estudante