15.03.2023
escola superior de dança em destaque na sic

"A dança da espera" é o título da reportagem especial, da autoria da jornalista Catarina Neves, transmitida no Jornal da Noite da SIC, a 11 de março, que dá a conhecer as antigas instalações da Escola Superior de Dança, no Bairro Alto, e os espaços onde hoje esta funciona, no Campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. A peça inclui o testemunho de 4 gerações que passaram pela Escola artística do Politécnico de Lisboa: Wanda Ribeiro da Silva (uma das fundadoras da ESD), João Fernandes (antigo aluno e atual subdiretor), Andreia Marinho (antiga presidente da Associação de Estudantes) e a estudante Sofia Giro (atual presidente da Associação de Estudantes).

ESD em destaque na SIC

Foi em janeiro de 2018 que a Escola Superior de Dança recebeu a visita da então secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, motivada pelas más condições do edifício no Bairro Alto e pela mobilização dos estudantes, da Associação de Estudantes da ESD, liderada por Andreia Marinho e da Federação de Estudantes de Lisboa. Em março desse mesmo ano, a Escola artística do Politécnico de Lisboa foi transferida para o campus do ISEL.

Em dezembro de 2022, o Politécnico de Lisboa publicou o anúncio público de venda dos imóveis no Bairro Alto, com o objetivo de financiar a construção das novas instalações da Escola, no Campus de Benfica do IPL.

Depois de terminado o prazo e sem propostas, o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, referiu a intenção de voltar a lançar o processo pelo mesmo valor - 10 milhões de euros. “Não vamos vender aquele património, que é do Estado, afeto ao Politécnico de Lisboa, abaixo do valor que colocámos”, garantiu o presidente do IPL, adiantando que é dinheiro essencial para lançar a obra.

Texto de CSS/GCI IPL