30.01.2023
exposição de José Carlos Barros

“Em terra de gigantes e dragões voadores” dá nome à exposição do marionetista José Carlos Barros, inaugurada a 25 de janeiro, no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa e no Espaço Garrett da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). São dezenas de marionetas e outras peças construídas pelo antigo professor coordenador do curso de Design de Cena da escola artística do IPL, que podem ser vistas, gratuitamente, até 24 de fevereiro de 2023, de segunda a sexta-feira.

O percurso profissional e o papel que teve nas marionetas e na história do Teatro em Portugal valem-lhe o elogio do encenador Castro Guedes, para quem “não há ninguém em Portugal que o supere nesses saberes e saber como fazer”.

Para além de professor da ESTC e investigador, José Carlos Barros desenvolveu trabalho na conceção e execução de adereços, cenários e figurinos para dezenas de espetáculos, colaborou com companhias como o Teatro Experimental de Cascais, Cornucópia, Novo Grupo de Teatro, Companhia Nacional de Bailado, Seiva Trupe, entre outras. Foi técnico do Teatro Nacional D. Maria II e assumiu a direção do Teatro da Trindade.

Paulo Morais-Alexandre, presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa e coordenador das exposições do Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, expressou, na inauguração, a admiração por José Carlos Barros, a quem diz dever muito. “A muitos níveis este homem é o epítome do que é o Politécnico de Lisboa e o ensino das Artes”, disse. “Estamos perante um sábio, o que é muito raro”, afirmou Paulo Morais-Alexandre.

O presidente do IPL, Elmano Margato agradeceu, na inauguração que decorreu nos Serviços da Presidência, a Marta Cordeiro e Teresa Varela, as curadoras da exposição, mostrando-se satisfeito com a oportunidade de dar a conhecer ao público o trabalho de José Carlos Barros.

No Espaço Artes - Politécnico de Lisboa podem ser vistas marionetas, máscaras e o que José Carlos Barros designa de objetos indiferenciados. Já na ESTC, escola onde estudou e ensinou, estão patentes maquetes de estudo para a disciplina de Espaço Cénico, Marionetas e Joalharia. No Museu Nacional do Teatro e da Dança, podem ser visitados aos longo do ano, um retábulo de marionetas metálicas, máquinas de cena para a rua e uma máquina de ventos.

Flickr photos from the Inauguração da Exposição “Em Terra de Gigantes e Dragões Voadores” album.

Inauguração da Exposição “Em Terra de Gigantes e Dragões Voadores” by Politécnico de Lisboa uploaded on 27 Jan 2023

Ver galeria do Flickr

Texto de CSS/GCI IPL