18.01.2023
comemoração dos 42 anos da ESTeSL

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) comemorou no dia 12 de janeiro de 2023 o 42.º aniversário, assinalado com uma cerimónia que juntou membros da comunidade académica, do Politécnico de Lisboa e muitos convidados, entre os quais anteriores presidentes da instituição. Sob o tema "Uma Escola aberta ao Mundo" o programa incluiu, para além de várias intervenções, momentos musicais e a atribuição de prémios e cartas de curso de licenciatura e mestrado.

"É a pensar nos profissionais de saúde que formamos que encontramos motivação”, afirmou a presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Beatriz Fernandes, na sua intervenção, na qual falou do percurso histórico da escola, aproveitando o facto de ter presentes Esaú Dinis, Manuel Correia, João Lobato e Anabela Graça, anteriores presidentes da ESTeSL.

Beatriz Fernandes presidente da ESTeSL

Beatriz Fernandes considera que a ESTeSL, para além de dotada de “um corpo docente qualificado que permite manter uma forte ligação ao exercício da profissão”, forma, atualmente, licenciados e mestres e faz investigação ao mais alto nível, nomeadamente através do centro de investigação H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia. A presidente da Escola do Politécnico de Lisboa reforçou a importância da relação com instituições e organizações para a formação dos estudantes, bem como a cooperação com associações e sindicatos, fundamentais para o exercício profissional.

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato destacou a “vontade e força para a procura de novos caminhos de desenvolvimento e afirmação, cobrindo as diferentes funções sociais das instituições de ensino superior: formação, investigação e desenvolvimento, prestação de serviços à Comunidade”, que caracterizam a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Elmano Margato presidente do IPL

Elmano Margato finalizou a intervenção encorajando a comunidade académica a prosseguir o “trabalho de construção de uma instituição que seja um espaço de liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de competência, de rigor, de trabalho e de justiça”.

Sofia Athayde, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Educação e Saúde, representou o executivo na cerimónia, tendo realçado o papel dos profissionais de saúde e o papel ativa da autarquia nesta área.

Ana Cristina Perdigão

Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação foi a oradora convidada para as comemorações, tendo abordado o tema da “Internacionalização como fator de desenvolvimento”.

Para além de dar a conhecer os dados mais recentes sobre atividades, desafios e fatores de sucesso da internacionalização, Ana Cristina Perdigão referiu a aposta no Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior, cuja gestão foi atribuída à agência que dirige.  “Sabemos como este projeto pode ser transformador”, referiu, reconhecendo a importância de garantir que os jovens possam ter condições para viver a comunidade académia.

A anteceder a cerimónia, que assinalou os 42 anos da ESTeSL, foi hasteada a bandeira Eco-Escolas, na Praça da Saúde, como símbolo da conquista do galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Flickr photos from the Dia da ESTeSL 2023 album.

Ver galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL