21.07.2022
programa eco escolas

No âmbito das atividades do Programa Eco-Escolas, promovido pela ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) voltou a ser uma das Escolas premiadas em vários projetos ligados ao ambiente.

Projeto Alimentação Saudável e Sustentável com o desafio “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica".

O vídeo premiado, “Dieta Mediterrânica – O Património Português”, elaborado e narrado por Cátia Mateus, estudante da licenciatura em Dietética e Nutrição, sob a orientação da professora Vânia Costa, teve como objetivo aumentar a literacia sobre a Dieta Mediterrânica e promover a adesão a este padrão alimentar entre os alunos do secundário e do ensino superior em Portugal.

O desafio “Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânica”, resulta da parceria entre a ABAE - Programa Eco-Escolas e a Jerónimo Martins e pretende dar a conhecer a Dieta Mediterrânica e os seus 10 Princípios.

Projeto Economia Circular através dos desafios Geração Verdão, Geração Depositrão e PRIO – Resíduos, Energia do Futuro

A história de banda desenhada premiada no desafio “Geração Verdão”, apresentada por Beatriz Cruz, Carla Araújo, Inês Rebelo e Vânia Capricho, estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental, sob orientação do professor Vitor Manteigas. Tem como público-alvo as crianças do primeiro e segundo ciclos do ensino básico, esta banda desenhada explica como as embalagens de plástico podem ser recicladas.

Este ano, além de trabalhar o conceito de economia circular, o projeto Geração Verdão, fruto de uma parceria com a Novo Verde – Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, sensibiliza particularmente para a temática da reciclagem, através da formação e educação das crianças de hoje, adultos de amanhã, no contexto escolar.

No desafio Geração Depositrão, um dos mais antigos desafios do Programa Eco-Escolas, que surgiu de uma parceria com a ERP, Portugal, as estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental, Helena Gonçalves, Sara Murteira e Sara Oliveira, apresentaram o vídeo premiado “O Futuro da Equipa dos REEE & Companhia em 2030 (ESTeSL)”, cujo tema incidiu nos Resíduos de Elétricos e Eletrónicos / Pilhas e acumuladores.

No desafio PRIO, resultado de uma parceria com a ABAE | Programa Eco-Escolas, que conta já com a 4.ª edição, foi dada continuidade à importância do adequado encaminhamento dos óleos alimentares usados, um resíduo de excelência na produção de biocombustíveis sustentáveis.

Os estudantes Bernardo Luz, Madalena Palhota e Mariana Silva, da licenciatura em Saúde Ambiental, receberam o Prémio deste desafio com a apresentação do jogo “Movido a Bio combustível”. Um jogo físico de tabuleiro que explora curiosidades sobre a temática do Óleo Alimentar Usado (OAU) e da sua transformação em biocombustível.

Texto de: Gab.Com ESTeSL