03.04.2024
Faz(emos) a Diferenç@IPL promove o sucesso académico no Politécnico de Lisboa

A implementação de uma política de integração e de promoção do sucesso académico, baseada em medidas preventivas no combate ao abandono escolar, é um dos compromissos do Politécnico de Lisboa expresso no seu Plano de Ação Quadrienal 2021-2024.

Fruto do trabalho colaborativo de uma equipa multidisciplinar do IPL nasceu o Faz(emos) a Diferenç@IPL, que tem como objetivos reforçar os mecanismos de apoio à integração académica dos estudantes, em particular, de 1.º ano dos cursos de 1.º ciclo, promover o sucesso académico e reduzir o abandono no ensino superior.

Este projeto resulta de uma candidatura bem sucedida ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, cofinanciado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

O Faz(emos) a Diferenç@IPL está estruturado em três eixos de intervenção:

1. Monitorização do percurso académico dos estudantes;
  2. Integração e acompanhamento dos estudantes ao longo do seu percurso académico;
  3. Metodologias pedagógicas inovadoras ativas e práticas de ensino.

Ao longo dos próximos meses vão ser dinamizadas um conjunto de ações, no âmbito do projeto, das quais se destacam:

• Realização de workshops e criação de recursos digitais, disponibilizados online, orientados para o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes, nomeadamente gestão e métodos de estudo, gestão do tempo, entre outros;

• Disponibilização de Serviços de apoio psicológico e educativo, em cada uma das Escolas do IPL, que vão funcionar com a coordenação dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL);

• Dinamização de oficinas, através do CLIC-IPL, que procuram contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível da língua portuguesa da comunidade académica, bem como de cursos de Português para fins académicos, dirigidos a todos aqueles que tenham dificuldades no domínio escrito e/ou oral da língua portuguesa;

• Desenvolvimento de ações de formação, através do Grupo de Trabalho para o Ensino a Distância (EaD@IPL), dirigida a docentes, promovendo o reforço das competências digitais dos docentes do IPL, através da integração de ferramentas digitais e metodologias inovadoras  no processo de ensino.

As atividades do Faz(emos) a diferenç@IPL vão ser desenvolvidas em articulação com Presidências/Direções, Conselhos Pedagógicos e Associações de Estudantes das Escolas, bem como com outros projetos já em funcionamento, como é o caso do Programa Mentori@IPL.

Na visão da coordenadora do projeto, a Pró-presidente para Sucesso Escolar e Competências Transversais, Rute Agostinho, “O Faz(emos) a diferenç@IPL é um projeto transversal e integrador, assente numa estratégia institucional, que permite ao Politécnico de Lisboa reforçar e complementar a sua ação ao nível dos três eixos estruturantes do projeto”.

Para mais informações sobre o Projeto Faz(emos) a diferenç@IPL contacte: aaed@sp.ipl.pt