Passar para o conteúdo principal

IPL integra projeto europeu aprovado pela EIT Higher Education Initiative

Image
Comitiva do IPL no Ureka Connect

O Politécnico de Lisboa é uma das instituições parceiras do projeto U!Innovate, recentemente aprovado no âmbito da Higher Education Initiative do European Institute of Innovation and Technology (EIT HEI), e que visa reforçar a capacidade de inovação e o espírito empreendedor nas instituições de ensino superior.

Esta iniciativa europeia destinou um total de 63 milhões de euros a 47 novos projetos, com o objetivo de reforçar a capacidade de inovação das instituições de ensino superior.

Image
Sessão de trabalho no Ureka Connect


O projeto U!Innovate reúne instituições de sete países europeus e é liderado pela Metropolia University of Applied Sciences, da Finlândia. O consórcio inclui parceiros da Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Chéquia, Ucrânia e Portugal, sendo o Politécnico de Lisboa o representante nacional.

Com uma duração prevista de 25 meses, o projeto tem como metas a formação de 1.200 estudantes e 340 docentes e investigadores, o apoio direto à criação de novas startups e a consolidação de estruturas de incubação inter-regionais, com impacto direto nas regiões envolvidas. No caso do IPL, a participação insere-se no âmbito da U!REKA – Urban Research and Education Knowledge Alliance, da qual é membro fundador.

Criada em 2021, a EIT Higher Education Initiative é o único instrumento europeu exclusivamente dedicado ao fortalecimento da capacidade de inovação no ensino superior. A iniciativa é implementada em conjunto pelas várias Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT (KICs), com coordenação assegurada pela EIT RawMaterials. Desde o seu lançamento, já envolveu mais de 500 instituições de ensino superior, apoiou 65 projetos pan-europeus, formou mais de 90 mil estudantes e prestou apoio a mais de 1.700 startups e scale-ups, contribuindo para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação em toda a Europa.

O U!Innovate foi oficialmente apresentado no dia 22 de maio de 2025, durante a conferência U!REKA Connects, realizada em Helsínquia.
 

Texto de MFC/GCI
Imagem de U!reka