Trinta e oito elementos da comunidade académica do IPL participaram na sessão online U!REKA EduForum – Politécnico de Lisboa (IPL), em que se promoveu o conhecimento sobre a rede U!REKA e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
Ao longo da iniciativa, que se realizou, no dia 7 de maio de 2025, foram partilhadas experiências, projetos em curso e oportunidades de colaboração internacional no âmbito da rede U!REKA European University.
"O objetivo dos Fóruns Educativos U!REKA, destinados a docentes, investigadores, estudantes e pessoal administrativo, é desenvolver um quadro educativo conjunto para todos os parceiros, com base numa visão comum e nos valores partilhados, nomeadamente a ousadia, a co-criação, e a inclusão”, afirmou o vice-presidente do IPL e coordenador institucional da U!REKA, professor Ricardo Pinheiro, que deu início ao encontro com uma apresentação sobre os principais grupos de trabalho da rede, apelando à participação ativa dos membros do IPL nas atividades em curso.
Seguiu-se a intervenção das docentes Antónia Estrela e Dalila Lino, com a apresentação “U!REKA Challenge-based Collaborative Education at the IPL”, onde foi feito um balanço das práticas já desenvolvidas e dos desafios futuros, no contexto de uma abordagem educativa baseada em colaboração e resolução de problemas reais.
A componente internacional do EduForum ficou a cargo de Raul Gschrey e Dorothea Jecht, com uma intervenção em inglês sobre o progresso do Work Package 6 (WP6), focado na criação de uma estrutura pedagógica comum para a rede.
Mário Maia-Matos, apresentou a conferência “Thinking Critically for the XXI Century”, que destacou a importância de estimular o pensamento crítico dos estudantes ao longo do seu percurso académico e enquanto futuros profissionais.
No final da sessão foram apresentados os próximos passos do projeto e divulgados os recursos formativos disponíveis no site da U!REKA, onde docentes e investigadores podem acompanhar eventos e formações.
O U!REKA EduForum tem como missão aproximar profissionais de diferentes instituições europeias, criando um espaço de partilha e colaboração. Estes fóruns promovem a discussão de práticas pedagógicas inovadoras, como a internacionalização do currículo, a aprendizagem baseada em desafios ou a educação digital e incentivam a criação de redes de contacto a longo prazo. Além disso, refletem as prioridades estratégicas da U!REKA: cidades inteligentes, sustentabilidade e neutralidade climática, reforçando o papel do ensino superior na construção de um futuro mais inclusivo, humano e digital.
Texto de MFC/GCI