02.02.2024
Alunos no Programa Mentoria

Em 2021, o Politécnico de Lisboa deu início ao Programa de Mentoria Interpares Mentori@IPL, com o objetivo de reforçar as estratégias de integração e de vivência académica no ensino superior. A 3.ª edição do programa, que decorre neste ano letivo, conta com a participação de 246 mentores e 616 mentorandos, de 6 escolas: ESD, ESCS, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Desde a sua implementação, o Programa já envolveu mais de 1300 mentorandos, e 707 mentores. Na 1.ª edição participaram 247 mentores e 442 mentorandos e na 2.ª edição 214 mentores e 337 mentorandos.

No início deste ano letivo, foram realizadas duas sessões de formação inicial de mentores, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Esta formação teve como objetivos dotar os estudantes de conhecimentos e adquirir competências para assegurar o bom funcionamento do programa, clarificar os papéis do mentor e mentorando e, ainda, partilhar ferramentas e estratégias úteis para a relação interpares a estabelecer.

Nas palavras de Rute Agostinho, Pró-presidente para o Sucesso Escolar e Competências Transversais e Coordenadora do Programa, “O Mentori@IPL pretende facilitar a adaptação dos estudantes ao ensino superior, contribuindo para a prevenção do insucesso académico e abandono. Esta rede interna e informal entre os estudantes ajuda a desenvolver sentimentos de confiança, solidariedade e de pertença. Nesta 3.ª edição, assumimos como objetivos continuar a melhorar esta iniciativa, tendo em conta o feedback e as sugestões dadas pelos nossos mentores e mentorandos, e chegar cada vez a mais estudantes.”

Alunos no Programa Mentoria IPL

O Programa Mentori@IPL contempla um Plano de Formação que prevê a realização de 4 workshops ao longo do ano letivo. No primeiro semestre foram realizados dois deles, com os seguintes temas:

No segundo semestre está prevista a realização dos outros 2 workshops cujos temas e datas são:

• Ansiedade, para que (não) te quero - a realizar-se no dia 6 de março de 2024, das 17h00 às 18h30;
  • Técnicas de apresentação pública de trabalhos - a realizar-se no dia 16 de abril de 2024, das 17h00 às 18h30;

Os workshops dinamizados no âmbito do Programa Mentori@IPL são orientados para a capacitação e desenvolvimento de competências relevantes para promover um percurso académico de sucesso.

Destinam-se a todos os estudantes do Politécnico de Lisboa, contudo, as vagas são limitadas e é dada prioridade aos mentores e mentorandos inscritos na 3.ª edição do Programa

Texto de RR/GCI IPL
Fotos DS/GCI IPL