O Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa - MENTori@IPL, arrancou oficialmente com as primeiras sessões da edição de 2025/2026. A iniciativa, que vai já na 5.ª edição, implementada em seis das oito escolas do IPL (ESCS, ESD, ESELx, ESSL, ISCAL e ISEL), tem como objetivo apoiar a integração de estudantes que iniciam agora o ensino superior, promovendo relações de proximidade, partilha e apoio entre colegas.
A primeira sessão da formação inicial de mentores decorreu no dia 2 de setembro de 2025, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), no auditório Vítor Macieira, e contou com várias atividades de integração, para os alunos mentores, com o objetivo de criar um primeiro contacto informal entre os participantes.

Durante a abertura, o anfitrião, presidente da ESCS, André Sendim, reforçou o papel ativo de todos os envolvidos, sublinhando: “Eu continuo a seguir estes programas porque acredito que não se trata apenas de ajudar os outros a integrar-se, trata-se também de sermos nós próprios integrados. Que sejam felizes neste programa de mentoria.”
Na mesma sessão, a vice-presidente do IPL para os académicos, inovação pedagógica, qualidade e Erasmus+,Cristina Borges de Azevedo saudou o espírito voluntarioso dos estudantes participantes, sublinhando o empenho do IPL em promover a integração dos novos estudantes como uma oportunidade de enriquecimento académico, pessoal e social. Destacou ainda a novidade deste ano: o programa MENTori@IPL passa a integrar o recém-criado Espaço de Apoio a Estudantes, uma estrutura multifuncional dedicada ao bem-estar e acompanhamento da comunidade estudantil.

João Lobato, administrador dos Serviços de Ação Social do IPL, falou da importância do papel dos mentores na construção de uma comunidade académica mais coesa e colaborativa. “Quem se inscreveu neste programa tem uma vocação especial: são agentes de animação social e liderança. Este é um passo importante para melhorar o ecossistema dentro das instituições.” Já Conceição Soares, psicóloga dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), defendeu que o programa deve centrar-se nas ligações humanas: “Queremos combater o que já é conhecido como “inverno relacional”. Este deve ser um programa focado na promoção das relações, que são a nossa primeira linha de apoio em qualquer situação de desafio ou dificuldade.”
A segunda sessão de formação de mentores do MENTori@IPL decorreu no no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), no auditório do 3.º piso do edifício C, no dia 9 de setembro de 2025, no auditório do 3.º piso do edifício C. A formação, com a duração aproximada de cinco horas e obrigatória para novos mentores, contou de manhã com intervenções institucionais, momentos de acolhimento e atividades de reflexão sobre o papel e responsabilidades do/a mentor/a, incluindo pistas para resolução de situações desafiantes. Foram ainda apresentadas as etapas do programa, a calendarização e as formas de reconhecimento da participação (certificado, suplemento ao diploma e bolsa).

Durante a tarde, os novos mentores juntaram-se a colegas de edições anteriores para a partilha de testemunhos e dinâmicas de grupo, reforçando a integração e o envolvimento ativo na comunidade académica.
Este ano, a formação de mentores iniciou-se mais cedo, com o propósito de tornar mais célere o processo de atribuição de mentores a estudantes recém ingressados, que já se estão a inscrever como mentorandos.
Até à data da realização da 2ª edição de formação inicial estavam inscritos 232 mentores, 74 dos quais já desempenharam esse papel no ano letivo passado. As inscrições irão prosseguir e novas edições de formação irão ocorrer, para fazer crescer o Programa MENTori@IPL, que este ano letivo vai inaugurar, também, um programa de formação contínua de mentores, ao longo do ano letivo, baseada nos cinco atos relacionais básicos: respeitar, escutar, ajudar, verbalizar e partilhar informação.
Sobre o programa MENTori@IPL
A MENTori@IPL é coordenado pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS-IPL), em articulação com as escolas e institutos que compõem o IPL. O programa foi criado no ano letivo de 2021/2022 e visa promover a integração dos novos estudantes na sua escola e curso, bem como o seu desenvolvimento pessoal e académico. Com foco nestes objetivos fulcrais, será possível contribuir para resultados mais amplos, designadamente, o sucesso académico e a formação de cidadãos participativos.
Flickr photos from the 5ª Edição do Programa Mentori@IPL: Formação de Mentores 2025 album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de JC/GCI
Video de BP/GCI