16.12.2022
à procura da água

Numa semana em que a água abundou na cidade de Lisboa, consequência das fortes chuvas, inaugurou a mais recente exposição do Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, intitulada “À procura da água”, de José Teixeira Ribeiro. A inauguração decorreu a 14 de dezembro, e os trabalhos expostos podem ser vistos até 13 de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira.

Paulo Morais-Alexandre, presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa e coordenador das exposições patentes no espaço situado nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, caracteriza a exposição de pintura como “uma reflexão sobre o mundo em que vivemos”, pela temática e preocupação com o planeta que devia ser de todos. “Isto não é sobre nós é mesmo sobre o mundo que vamos deixar aos nossos filhos”, referiu.

Usando técnicas modernas e contemporâneas, com recurso a instalações e colagens, José Ribeiro expressa-se através de obras que levam os visitantes a viajar por países do mundo, como referiu Ana Raposo, pró-presidente do Politécnico de Lisboa para a Comunicação Estratégica, que representou a instituição na inauguração da exposição. “Há aqui um call to action para todos nós pensarmos e refletirmos sobre o que está a acontecer”, referindo-se à temática por detrás obras.

Para a pró-presidente a exposição junta dois temas que são muito importantes para o Politécnico de Lisboa – as Artes e a Sustentabilidade. “Temos um papel muito importante na formação dos mais de 14 000 estudantes, não só a nível técnico, mas também porque estamos a preparar as futuras gerações”, referindo a necessidade de uma consciência do ponto de vista dos comportamentos.

“À procura da água” é a oitava exposição patente no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa no ano de 2022, “especialmente importante para o IPL, porque depois da pandemia conseguimos voltar a ter o espaço aberto de uma forma regular”, realçou Ana Raposo.

O artista José Teixeira Ribeiro agradeceu o convite, feito há cerca de um ano, período durante o qual pôde preparar a exposição, que se traduz numa verdadeira metáfora do presente, sobre um mundo ecológico e sustentável condenado à morte, à qual tantos assistem impávidos”, como refere o texto introdutório escrito por Paulo Morais-Alexandre, no catálogo concebido na Escola Superior de Educação de Lisboa.

“À procura da água” pode ser vista, gratuitamente, no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, até 13 de janeiro de 2023, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 12h e as 14h e as 19h.

Flickr photos from the Inauguração da Exposição de Pintura - "À procura da água" album.

Inauguração da Exposição de Pintura - "À procura da água" by Politécnico de Lisboa uploaded on 15 Dec 2022

Ver no flickr

Texto de CSS/GCI IPL