26.06.2023
Pedro Lourtie homenageado pelo IPL

A cerimónia comemorativa do 37.º aniversário do Politécnico de Lisboa realizou-se a 22 de junho, no Auditório Vítor Macieira, na Escola Superior de Comunicação Social. Pedro Lourtie foi a figura central do evento, no qual foi distinguido pelo presidente do IPL, com a Medalha de Ouro de Conhecimento e Mérito, pelo seu trabalho em prol do ensino superior em Portugal e no espaço da Lusofonia.

Depois de um interregno de vários anos, imposto pela pandemia de SARS-COV-2, a cerimónia comemorativa de aniversário voltou a juntar a comunidade académica do Politécnico de Lisboa. A ESCS, no Campus de Benfica, foi a instituição escolhida para acolher o evento que integrou homenagens, entrega de prémios e momentos protagonizados pelas três Escolas Artísticas: Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Teatro e Cinema e Escola Superior de Dança.

Presidente do IPL

“Assumimo-nos como uma instituição voltada para o futuro”, começou por dizer o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, na sua intervenção, na qual encorajou a comunidade académica: docentes, funcionários não docentes e estudantes, “a prosseguir o caminho que nos leva à construção de uma instituição que seja um espaço de liberdade, uma referência de vida democrática, um exemplo de rigor, de trabalho e de justiça”.

Elmano Margato falou do que considera “uma tendência descendente no financiamento público de universidades e politécnicos”, nos últimos 15 anos, que limita o crescimento das Instituições de Ensino Superior (IES). Mereceu destaque a Lei n.º 16/2023, que permite aos Politécnicos, “dentro de condições universais no ensino superior nacional, outorgarem o grau de doutor”. “Agora este processo evolutivo está nas nossas mãos”, disse.

Pedro Lourtie

Na intervenção intitulada “O Ensino Superior em Portugal: Evolução e Tendências”, Pedro Lourtie traçou o retrato do país quanto à evolução deste nível de ensino, olhando para o percurso feito, identificando as questões que se colocam e marcam tendências a nível nacional e europeu. O homenageado falou, ainda, dos desafios que o ensino português enfrenta, nomeadamente quanto à importância da formação de cidadãos para uma sociedade justa e democrática, igualdade de direitos no acesso ao sucesso, acesso ao conhecimento e capacitação das IES para os novos desafios.

Para Pedro Lourtie, que esteve na origem da Iniciativa de Cidadãos em prol da Valorização do Ensino Superior Politécnico, frequentar o ensino superior é uma determinação social, e a promoção da igualdade necessita de uma ação consistente, fundamentada, ao longo de toda a escolaridade. “As instituições de ensino superior são atores essenciais para a incorporação de conhecimento no tecido socioeconómico que dependem de estratégias institucionais e nacionais”, frisou.

Valorização da comunidade académica

Homenageados com Medalha de Mérito

No âmbito da comemoração dos 37 anos do Politécnico de Lisboa, foram homenageados com a medalha de mérito por serviços prestados ao Politécnico de Lisboa, 5 membros da comunidade académica: Anabela Graça (ESTeSL), Carlos Pires (ESELx), David Antunes (ESTC), Edgar Fortes (ESD) e Jorge Sousa (ISEL) pelas funções que assumiram na liderança das respetivas Escolas.

Prémios Científicos IPL CGD

Na sessão solene foram entregues os Prémios Científicos IPL CGD, numa parceria com a Caixa Geral de Depósitos, representada institucionalmente por João Salgueiro Paulo. O objetivo dos prémios é incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente. Foram atribuídos três Prémios de Excelência nas áreas das Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e três Diplomas de Mérito.

Prémios de Relevância na Comunidade

O IPL atribuiu, também, os Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade, que integram os Prémios de Excelência e os Diplomas de Mérito. Estes prémios foram instituídos pelo IPL, pela necessidade contínua de uma interação com a comunidade para a afirmação e desenvolvimento, através da identificação de novos problemas e na procura de soluções, da transferência de conhecimento, e da disseminação da Ciência, da Tecnologia e das Artes.

Prémio Literário Belas Letras

Na sessão solene foram também entregues a dois estudantes, os Diplomas de Mérito do Prémio Literário Belas Letras, nas categorias de Poesia e Prosa, que se destinam a promover o prazer da escrita e divulgar trabalhos reconhecidos como “boas práticas” neste campo.

Escola Superior de Música de Lisboa

Ao longo da cerimónia, os convidados puderam assistir à performance de um Quarteto de Saxofones da Escola Superior de Música de Lisboa, à projeção da curta-metragem da Escola Superior de Teatro e Cinema, IARA e a um dueto de estudantes da Escola Superior de Dança. No final do evento, a Escstunis – Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social atuou para os convidados, que integraram desde membros da comunidade académica, dirigentes de estruturas associativas, presidentes e representantes de Instituições de Ensino Superior, autarcas, Ordens Profissionais, e figuras relevantes da sociedade.

Flickr photos from the 37.º Aniversário do Politécnico de Lisboa album.

37.º Aniversário do Politécnico de Lisboa by Politécnico de Lisboa

37.º Aniversário do Politécnico de Lisboa by Politécnico de Lisboa uploaded on 24 Jun 2023

Ver a galeria no flickr

Texto de CSS/GCI IPL