Passar para o conteúdo principal
30.06.2021
1.ª Conferência organizada pelo CLIC-IPL

"Aprender Línguas Estrangeiras em Tempos de Pandemia - desafios e oportunidades" foi o nome da 1.ª conferência organizada pelo Centro de Línguas e Cultura do IPL (CLiC), que pretendeu promover a reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras e sobre práticas e experiências pedagógicas num tempo de pandemia. O evento reuniu virtualmente  participantes oriundos de 8 países: Portugal, Brasil, Timor-Leste, Itália, China, Espanha, Canadá e Índia. No encontro puderam partilhar ideias, experiências e práticas, o que resultou numa profícua troca de conhecimentos sobre os princípios que regem o ensino das línguas estrangeiras em diferentes contextos.
O evento contou com a presença da professora Margarita Correia, que proferiu uma conferência intitulada “Do isolacionismo ao pluricentrismo - percursos do português nos últimos 50 anos”, e de diversos professores e investigadores do CLiC e de várias instituições do ensino superior e/ou ligadas ao ensino de línguas estrangeiras.

O modelo virtual permitiu uma grande adesão neste primeiro encontro organizado pelo CLiC, o que mostrou a necessidade e a pertinência de eventos sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em tempos que se revestem de grandes desafios. Para além da oferta diversificada de cursos de línguas e de outros serviços, o CLiC cumpre também a importante missão de contribuir para um maior aprofundamento do conhecimento nesta área.

 

Texto de professora Antónia Estrela