04.05.2020
sustentabilidade_copy.png

É o trabalho que a instituição iniciou, em 2019, com a assinatura da Carta de Compromisso da Rede Campus Sustentável e com os objetivos e metas definidas e assumidas no âmbito Lisboa Capital Verde Europeia 2020, a que se junta agora a aposta no programa Eco Escolas. O IPL assume, assim, como prioritário o apoio às escolas para a implementação do Programa EcoCampus , conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nas instituições de ensino superior (IES).

Consciente da necessidade de potenciar o trabalho colaborativo entre as 6 escolas e 2 institutos superiores, para o sucesso do programa na comunidade académica, a presidência do IPL constituiu o grupo de trabalho do Conselho Eco IPL, que integra: dois elementos Serviços da Presidência do IPL; um dos coordenadores Eco-Escolas/EcoCampus de cada uma das escolas; presidentes das Associações de Estudantes; o presidente da Federação Académica do IPL; um representante dos funcionários não docentes e um representante dos Serviços de Ação Social do IPL.

Conselho Eco IPL

Com apenas duas reuniões realizadas, a primeira em contexto normal, a segunda já decorreu em ambiente virtual.  O membros do Conselho Eco IPL reuniram pela segunda vez a 22 de abril, data em que se assinala o Dia Internacional da Terra, para fazerem uma avaliação das atividades já realizadas, analisar os novos critérios para atribuição da Bandeira Verde e identificar atividades e ações a realizar em conjunto.

Ainda que à luz das atuais circunstâncias, as escolas do Politécnico de Lisboa, têm assegurado a continuidade do trabalho de implementação do Programa EcoCampus, já tendo feito a submissão da ficha de acompanhamento à ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que gere o programa, da qual receberam feedback positivo.

EcoCampus é um conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nas instituições de ensino superior. Para além de atuar ao nível da gestão ambiental do campus e das diversas instituições que o compõem, um EcoCampus promove ativamente a mudança de comportamentos e atitudes na comunidade académica.

Texto: CSS/GCI
Fonte: VM/Conselho Eco-IPL