07.03.2024
Roadshow #SouIPL 2023/2024 dá a conhecer o IPL aos estudantes

A 2.ª edição do Roadshow #SouIPL decorreu entre os dias 19 e 29 de fevereiro e teve como objetivo dar a conhecer o universo do Politécnico de Lisboa aos estudantes das 8 Escolas.

Roadshow #SouIPL 2023/2024 dá a conhecer o IPL aos estudantes

Ao longo de duas semanas, estudantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre de projetos e iniciativas distintos, que visam contribuir para a sua integração e crescimento durante o seu percurso de formação nas Escolas do IPL, nomeadamente:

• O Centro de Línguas e Culturas do Politécnico de Lisboa (CLiC-IPL), que dinamiza cursos de línguas e promove diversas atividades culturais para comunidade do IPL.
  • O Programa MENTori@IPL, que tem como objetivo facilitar a integração social e académica dos estudantes, promovendo o seu sucesso académico e auxiliando o desenvolvimento das competências transversais.
  • O Career Center by JobTeaser do IPL, uma plataforma que acompanha o percurso de estudantes e alumni durante a transição para o mercado de trabalho, facilitando o acesso a ofertas de estágio e emprego.
  • Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (SAS-IPL),  responsáveis por acompanhar os estudantes, contribuindo para melhorar as suas condições de estudo e sucesso académico. Localizados no Campus de Benfica, oferecem diversos apoios como bolsas de estudo, acesso à alimentação, alojamento, apoio desportivo e saúde.
  • Os Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE) dos SAS-IPL privilegiam a atuação de caráter preventivo, visando a mobilização e o reforço dos recursos pessoais dos estudantes para promover a aprendizagem, a saúde psicológica e a adaptabilidade face aos desafios e transições inerentes à frequência do ensino superior e/ou a situações de crise pessoais, ou contextuais nesse percurso.
  • O Projeto de Alimentação Saudável e Sustentável do Politécnico de Lisboa (PASS-IPL), que resulta de uma parceria entre o IPL, os SAS-IPL, a licenciatura em Dietética e Nutrição da ESTeSL e a FAIPL e pretende promover iniciativas que incentivem a alimentação saudável e sustentável no IPL, nomeadamente, as competências alimentares e culinárias (CAC), dieta mediterrânica, desperdício alimentar e disponibilidade alimentar nas cantinas, bares, máquinas de vending e serviços de Catering.

Brindes Roadshow #SouIPL 2023/2024 para os estudantes

Através desta iniciativa, foi possível aproximar a comunidade estudantil do Politécnico de Lisboa e, simultaneamente, promover a sua interação através das redes sociais. Esta ação permitiu que o Politécnico de Lisboa aumentasse a sua comunidade de seguidores em 5,5%.

O Roadshow resulta de uma parceria entre o Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL, os Gabinetes de Comunicação das 8 Escolas, e o Programa da Mentoria Interpares do IPL.

Saiba mais sobre a Vida no Politécnico de Lisboa

Flickr photos from the Roadshow #SouIPL 2024 album.

Ver galeria no flickr

Texto de BG e MC/GCI IPL