Passar para o conteúdo principal
imagem de dois estudantes a sorrir na Escola Superior de Educação de Lisboa

Saúde e Bem-estar

main-content
main-content
12.08.2025

No Politécnico de Lisboa, as questões relacionadas com a Saúde e Bem-estar de toda a comunidade académica são um eixo de intervenção prioritário.
 

Apoio Psicológico e Educativo

Através dos Serviços de Apoio Psicológico e Educativo (SAPE), dos Serviços de Ação Social, os estudantes do Politécnico de Lisboa podem contar com o apoio de uma equipa especializada em diversas situações:


O acompanhamento nos SAPE será individual ou grupal, sendo realizado mediante marcação prévia, precedido de pedido de apoio psicológico.

Em situações excecionais, o atendimento poderá ocorrer fora do horário de funcionamento, para estudantes-trabalhadores.

Para mais informações ou questões sobre os SAPE e as áreas de atuação, visitar a página dos SAPE ou contactar através de sape@sas.ipl.pt ou do telf. +351 210 464 937
Poderá, também, comunicar diretamente com cada polo SAPE, através dos contactos respetivos.
 

Cuidados de saúde para estudantes deslocados

Os estudantes nacionais deslocados da área de residência que precisem de aceder a cuidados de saúde (médicos e/ou enfermagem), devem contactar, preferencialmente, a unidade de saúde da área de residência onde residem enquanto deslocados.

Documentos necessários:

  • Cartão do cidadão
     

Cuidados de saúde de forma continuada, no período de mobilidade:

Para acesso à prestação de cuidados de saúde de forma continuada, os estudantes podem realizar uma inscrição temporária. Nesta situação, a inscrição primária (na área de residência de origem) passa a suspensa, sendo retomada logo que o estudante estabeleça um contacto com a sua unidade de saúde.
 

Em caso de doença aguda

Havendo necessidade de prestação de cuidados médicos e/ou enfermagem, contactar, preferencialmente, a unidade de saúde da área de residência (AS, AM, LC, LN, LOO, LO, ST) onde se encontram deslocados.

Para mais informações aceder à plataforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Cuidados de Saúde para Estudantes Estrangeiros em Mobilidade

Todos os cidadãos que se encontrem em território português têm acesso aos cuidados de Saúde.

A identificação e procedimentos de inscrição de um estudante estrangeiro no Registo Nacional de Utentes (RNU) depende de alguns fatores, nomeadamente:

  • país de origem
  • documentos a apresentar:
    • CESD – Cartão Europeu de Seguro de Doença
    • CPS – Cartão provisório de Substituição
  • a inscrição destes estudantes é primária ou provisória, de acordo com a sua situação de estada em Portugal

 

SituaçãoPaísesDocumentos a apresentar
Estados-Membros da União Europeia, Espaço Económico Europeu e SuíçaPaíses portadores de CESD ou CPSCESD ou CPS válidos e documento de identificação
Cidadãos nacionais de países terceiros abrangidos por acordo bilateralPaíses com acordo: Andorra, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Canadá (Quebec), Reino Unido, ilhas: Jersey, Guernsey, Alderney,Herm, Jethou e ManPassaporte e Documento comprovativo emitido pelo respetivo País:
Andorra: AND/PT 3
Brasil: PT/BR13
Cabo Verde: CV/PT 6 e 7
Marrocos: MA/PT 4
Quebec: QUE/PO
Cabo Verde: Acordo no domínio do ensino e formação profissional (Bolseiros e equiparados)Passaporte e
Declaração emitida pela embaixada
OutrasPaíses terceiros sem Acordo bilateralPassaporte
e Documento identificador do seguro de saúde

 

PASS-IPL

Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Politécnico de Lisboa, resultado de uma parceria entre o IPL, Serviços de Ação Social do IPL e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, surgiu com o objetivo de promover iniciativas que incentivem a alimentação saudável e sustentável na comunidade académica, nomeadamente no âmbito do desperdício alimentar, e da promoção de competências alimentares e culinárias e dieta mediterrânica.