03.03.2023
Exposição Linha do Litoral

“Linha litoral” resulta do registo fotográfico feito ao longo da linha de costa entre a praia do Abano, no Guincho, e a foz do rio Jamor na Cruz Quebrada, feito por Francisco Nave Almeida, entre 2021 e 2022. Inserida no projeto SEALAND, financiado pelo Politécnico de Lisboa, a exposição inaugurou a 1 de março e vai estar patente no Espaço Artes, em Benfica, até final do mês, de segunda a sexta-feira.

Na inauguração, o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, enalteceu o trabalho de Francisco Nave Almeida, estudante da Escola Superior de Comunicação Social e de João Abreu, professor da Escola do IPL, responsável pelo Museu da Paisagem, no qual se inclui esta exposição.

Elmano Margato destacou a importância das exposições que já passaram pelo Espaço Artes, que dão a conhecer projetos artísticos de docentes, estudantes e staff do IPL e de personalidades externas à comunidade académica.

Paulo Morais-Alexandre, presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa e coordenador do Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, realçou a abordagem de Francisco Nave Almeida, cujo registo fotográfico mostra “as coisas que nós não vemos e são captadas e que ficam para sempre”. Na sua opinião, as fotografias são uma visão nova que mostra a parte patrimonial, que não é mais do que o registo de uma paisagem que se vai perder.

João Abreu, agradeceu a disponibilidade do IPL para receber as exposições inseridas no Museu da Paisagem, sendo “Linha litoral” a segunda que realiza. Explicou o propósito do museu com sede digital , um projeto que nasceu na ESCS e no Politécnico de Lisboa, em 2019, e que tem levado o nome da instituição a muitos parceiros. “O Museu da Paisagem tornou-se uma referência nas questões do olhar e da visão sobre o território”, referiu o docente.

O investigador explicou que no Museu da Paisagem não há a procura do belo, “há a procura de uma realidade que nos confronta connosco próprios”, dando como exemplo a paisagem presente nas fotografias de “Linha de litoral”, mostram a transformação que esta faixa litoral tem sofrido, muito pela pressão da construção e do turismo.

A exposição é apenas uma parte de um projeto que resulta de um financiamento do Politécnico de Lisboa, através do IDI&CA - Concurso de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística, que inclui, para além de fotografias, vídeos e áudios de entrevistas.

Para Francisco Nave Almeida, estudante da licenciatura de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social, o trabalho exposto foi um desafio grande, sendo uma paisagem onde habita desde pequeno, que o levou a “pensar um novo olhar sobre a paisagem e não focar no belo e no habitual”. O jovem faz parte da equipa do Museu da Paisagem, desde 2020, onde colabora em vários projetos de promoção da cidadania paisagística. Foi bolseiro dos projetos de investigação SCAPE.COM e SEALAND, financiados pelo IDI&CA de 2020 e 2021, respetivamente.

Flickr photos from the Inauguração da Exposição de Fotografia "Linha Litoral" album.

Inauguração da Exposição de Fotografia "Linha Litoral" by Politécnico de Lisboa

Inauguração da Exposição de Fotografia "Linha Litoral" by Politécnico de Lisboa uploaded on 02 Mar 2023

Ver no flickr

Texto de CSS/GCI IPL