Passar para o conteúdo principal
main-content

Projetos de Inovação Pedagógica, Politécnico de Lisboa, 1.ª edição

Submetido por javaliadmin a 29 January 2026
Última atualização: 30.01.2026
Image
Pessoa a utilizar óculos de realidade virtual num ambiente de inovação tecnológica

No âmbito do concurso para Projetos de Inovação Pedagógica promovido pelo Inov@U em 2025 (1.ª edição), o Politécnico de Lisboa financiou quatro projetos:


CAPTA-CE: Catapultas Aplicadas para Planeamento Experimental, Testes e Aprendizagem Centrada nos Estudantes


Coordenadora: Isabel Maria da Silva João

Equipa: João Miguel Alves da Silva

Unidade Orgânica: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Descrição do Projeto: O projeto CAPTA-CE é uma abordagem inovadora num ambiente de Project Based Learning a introduzir na unidade curricular de Técnicas Avançadas da Qualidade, do Mestrado em Engenharia da Qualidade e Ambiente do ISEL. O objetivo é aplicar Design of Experiments (DoE) para conceber e otimizar produtos/processos, explorando planeamento fatorial completo, fracionado e metodologias de superfície de resposta numa abordagem centrada no estudante. Com cenários práticos usando catapultas, os estudantes desenvolvem competências em planeamento, execução e análise. O projeto promove a autonomia, pensamento crítico e ligação ao mundo real, com os estudantes no centro da experiência, transformando teoria em prática real.
 

Ensino de Projeto de Sistemas Digitais com recurso a bots e aprendizagem baseada em projeto


Coordenador: Mário Véstias

Unidade Orgânica: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Descrição do Projeto: O projeto explora a aplicação de metodologias pedagógicas ativas e de tecnologias digitais no ensino do projeto de sistemas digitais, tendo como caso de estudo a unidade curricular de mestrado Projeto de Sistemas Digitais. O foco centra-se no desenvolvimento de projetos reais de hardware, recorrendo à Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e à utilização de bots educacionais como tutores digitais, que proporcionam apoio técnico e pedagógico contínuo, feedback imediato e acompanhamento personalizado. A abordagem promove a autonomia, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências avançadas no projeto de sistemas digitais.
 

Imersão em Primeiros Socorros: Realidade Virtual na Formação de Futuros Professores


Coordenadora: Bianor Valente

Unidade Orgânica: Escola Superior de Educação de Lisboa

Descrição do Projeto: O projeto insere-se na unidade curricular de Primeiros Socorros e visa reforçar a formação de futuros professores para a identificação, avaliação e atuação em situações de emergência em contexto escolar. A proposta introduz o recurso à realidade virtual e aumentada como estratégia pedagógica inovadora, complementando as metodologias práticas já existentes. Através de cenários imersivos e realistas, os estudantes podem treinar procedimentos, tomar decisões sob pressão e desenvolver competências técnicas e socioemocionais em ambiente seguro. O projeto contribui para uma aprendizagem mais ativa e contextualizada, promovendo maior confiança e responsabilidade profissional, bem como a literacia em saúde e segurança na comunidade educativa.


R-evolução Estatística


Coordenadora: Cláudia Silvestre

Equipa: Ana Maria Calado Silvestre

Unidade Orgânica: Escola Superior de Comunicação Social

Descrição do Projeto: R-evolução na Estatística pretende reforçar a autonomia dos estudantes na análise de dados e aproximar o ensino da Estatística das práticas reais de tomada de decisão baseada em evidência. Neste sentido, este projeto tem como objetivo a criação de um conjunto de rotinas automatizadas em R, concebidas para fins educativos, que permitem a aplicação das principais técnicas estatísticas de forma guiada, sem exigir conhecimento prévio de programação. Estas rotinas reduzem as barreiras técnicas à utilização de métodos estatísticos e permitem que os estudantes se concentrem na interpretação crítica dos resultados.