07.10.2020
5 Prémios de Mérito Caixa Mais Mundo para o Politécnico de Lisboa

Caixa Geral de Depósitos atribuiu, pelo segundo ano, os Prémios Caixa Mais Mundo com objetivo de reconhecer o mérito académico dos melhores alunos colocados no Concurso Nacional de Ensino Superior, no ano letivo de 2019/2020, a nível nacional, em Instituições do Ensino Superior e Profissional, que têm protocolo com a Caixa. Numa cerimónia realizada a 1 de outubro, na sede da instituição, foram 40 os prémios entregues, no valor de 1500€, tendo o Politécnico de Lisboa arrecadado 5 destes.

António Belo, vice-Presidente do Politécnico de Lisboa, fez questão de marcar presença na cerimónia de entrega dos diplomas e, na altura referiu “a satisfação de se associar à CGD na entrega destes prémios, pela importância de premiar o desempenho de mérito destes estudantes, pois é um fator relevante de motivação para que prossigam os seus estudos procurando desenvolver todo o seu potencial”. O dirigente acrescentou, ainda, que “a relação entre a CGD e o IPL tem sido muito profícua. Para além dos Prémios Caixa Mais Mundo, a instituição bancária tem patrocinado outros prémios, quer no plano académico, quer no plano da investigação”.

Já o presidente da Comissão Executiva da CGD, Paulo Macedo, referiu o empenho no apoio aos estudantes do ensino superior, quer no seu percurso académico, através de bolsas e prémios de mérito, quer na sua inserção na atividade profissional, através do apoio ao empreendedorismo ou de parcerias de negócio.

Na cerimónia, que contou com a presença de responsáveis de 11 institutos superiores da região de Lisboa, teve em representação 15 estudantes dos 100 premiados, Inês Gonçalves, foi a única do Politécnico de Lisboa a estar presente. A frequentar a licenciatura de Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, Inês teve uma média de secundário de 192 e ingressou no ensino superior com uma nota de candidatura de 189. Receber o prémio “significou o reconhecimento por toda a dedicação e sacrifícios que fiz ao longo de todo o percurso escolar”, referiu a jovem. A estudante do IPL diz ter sentido “uma espécie de retorno “extra” pelo investimento feito ao longo do tempo, “extra porque o maior retorno, o que pretendia foi ter alcançado a média para me candidatar a qualquer curso que me interessasse, sabendo que seria aceite”, disse a escsiana.

Estes prémios enquadram-se no âmbito do programa Caixa Social que define a Educação e o Conhecimento, focado no apoio ao Ensino Superior, como um dos seus eixos de intervenção estratégica, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, que seja sustentável, oferecendo a todos oportunidades iguais e preparando os cidadãos do futuro.

Os prémios e bolsas atribuídos distribuem-se por quatro categorias: Prémio Mérito Académico; Bolsas de Estudo para estudantes carenciados; Prémio de Mérito para estudantes de Cursos Profissionais; Prémios de Mérito para estudantes dos PALOP que concluíram o ensino secundário em Portugal e ingressaram em IES nacionais, com as seguintes nacionalidades: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor, S. Tomé e Príncipe.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagem CGD