03.06.2022
exposição de Abel Júpiter

“Saudade ou et l’or de leur corps” é o título da exposição de pintura inaugurada a 1 de junho, no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, que pode ser visitada, gratuitamente, até 1 de julho de 2022. Na cerimónia estiveram presentes, para além de dirigentes do IPL e Escolas, alguns convidados do artista, entre os quais, três diplomatas da Embaixada de Timor, país de origem de Abel Júpiter, autor dos quadros.

Abel Júpiter e representates da Embaixada de Timor
Abel Júpiter (ao centro) com os diplomatas da Embaixada de Timor

Madalena Filipe, Conselheira e Encarregada de Negócios a.i., acompanhada pela Segunda Secretária Fenícia Amaral e pelo Terceiro Secretário Sedelízio Viana, da Embaixada de Timor marcaram presença na abertura oficial da exposição, que inclui mais de 30 quadros, entre os quais um auto-retrato. Algumas das obras fazem parte da coleção de particular do Bispo timorense, D. Carlos Filipe Ximenes Belo e de João Mendes Ramos, antigo jurista da Assembleia da República Portuguesa.

Coube a António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa a intervenção inicial na inauguração daquela que é a primeira exposição realizada em colaboração com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), nomeadamente através do Designlab4u, laboratório para estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, a quem coube a responsabilidade de conceção do catálogo e outros grafismos.

Inauguração da exposição de Abel Júpiter
Da esq.ª para a dt.ª: Abel Júpiter, vice-presidente do IPL, António Belo, vice-presidente da ESELx, Cátia Rijo, e vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro

Paulo Morais-Alexandre, presidente da ESELx e coordenador do Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, não tendo podido estar presente, deixou expressa a sua opinião no texto introdutório do catálogo, ao referir a “fantástica prova da união dos povos português e timorense, que se encontraram um dia na história, daí tendo nascido uma relação e ficando os dois povos iniludivelmente ligados, num vínculo tão forte que jamais se perderá. A grande curiosidade, no caso de Abel Júpiter, é verificar a forma como ele incorpora um sentimento comum, convertido numa palavra da língua portuguesa, intraduzível em qualquer outra língua: Saudade.”

Saudade, foi também a referência feita por Cátia Rijo, vice-presidente da ESELx, ao falar da característica patente obras de Abel Júpiter, que na sua opinião, mostra o cruzamento entre as vivências que o pintor de Timor. “A Arte é uma forma de conseguirmos exprimir a saudade (...) a cor e a luz que estão presentes nos quadros é qualquer coisa que nos enche a alma”, referiu Cátia Rijo.

Abel Júpiter fez questão de agradecer a todos os que tornaram possível a realização da exposição dos seus trabalhos, realizados, maioritariamente, durante o confinamento (2020-2021), sempre sem um plano definido, deixando a espátula, técnica usada, seguir o seu curso. As molduras que dão corpo às telas também foram feitas pela mão do artista timorense.

Abel Júpiter nasceu em Timor e vive em Portugal desde 1998, ano em que começou a trabalhar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Formou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2005 exerce funções na Escola Superior de Teatro e Cinema.

O gosto pela pintura surgiu cedo na vida de Abel Júpiter. Ainda que não tenha formação, fez por adquirir conhecimentos através da pesquisa e da leitura. Já representou Timor Lorosae em várias exposições nacionais e internacionais.

Bispo D. Ximenes Belo
D. Ximenes Belo, Maria João Escudeiro, Paulo Morais-Alexandre e Abel Júpiter

Dom Ximenes Belo no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa

Não tendo sido possível estar presente no dia da inauguração, D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz em 1996, visitou a exposição no dia 9 de junho, acompanhado do autor das obras, Abel Júpiter, da vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Maria João Escudeiro e do presidente da Escola Superior de Educação de Lisboa, Paulo Morais-Alexandre. O Bispo timorense mostrou-se satisfeito com a qualidade dos trabalhos expostos e pela ligação a Timor. (ver galeria de fotos no Flickr)

Fotos de: PS /ESELx

“Saudade ou et l’or de leur corps” pode ser visitada no Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, até 1 de julho de 2022, de segunda a sexta feira das 10h às 19h.

Flickr photos from the Exposição de pintura "Saudade ou et l'or de leur corps", de Abel Júpiter album.

Exposição de pintura "Saudade ou et l'or de leur corps", de Abel Júpiter by Politécnico de Lisboa uploaded on 02 Jun 2022

Ver galeria de fotos no Flickr

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens e vídeo de DS/GCI IPL