17.11.2023
Peças de docentes e estudantes da ESELx em exposição no Museu Gulbenkian

Está patente no Museu Gulbenkian, a 5.ª edição do projeto “O Poder da Palavra - A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento”, que explora uma curiosa enciclopédia gráfica, até setembro de 2024. A entrada é gratuita ao domingo, a partir das 14h00.

Esta instalação é resultado de um processo de curadoria participativa coordenada pelo Museu Gulbenkian, em conjunto com a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Centro Ismaili.

A participação da ESELx foi dinamizada pelos docentes Filipa de Burgo e Nuno Monge, que desenvolveram trabalho com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (Alexandre Cortinhas, Pedro Figueiredo, Rúben Pinheiro) e da licenciatura em Mediação Artística e Cultural (Yeni Varela e Yeri Varela).

Participação da ESELx em exposição no Museu Gulbenkian

Para Nuno Monge e Filipa Burgo, docentes envolvidos no projeto “O Poder da Palavra trouxe a oportunidade de aproximar as duas instituições, foi um produtivo desafio que evocou sinergias das Artes Visuais, do Design e da Mediação Artística e Cultural. Constituiu-se um espaço de diálogo, formação e criação, que culminou no conjunto de peças apresentadas na instalação, mobilizando as diversas competências dos nossos alunos, da ideação à materialização.”

Peças de docentes e estudantes da ESELx em exposição no Museu Gulbenkian

A instalação em exposição na Galeria do Oriente Islâmico conta com cinco peças realizadas na ESELx e no FabLab Benfica, com autoria dos docentes e dos estudantes:

• Círculo do Cosmos
  • Primeira Luz
  • Livro de Memórias, Histórias de Detective
  • Balança
  • Círculos da Alma

A inauguração oficial da exposição terá lugar no dia 18 de novembro de 2023, no Dia Internacional da Arte Islâmica. Para além de outros eventos, neste dia, será realizada, às 15h00, uma visita à exposição guiada pelos docentes e estudantes da ESELx, para a qual toda a comunidade académica está convidada.

Conheça as atividades programadas para o Dia Internacional da Arte Islâmica

Saiba mais sobre a Exposição - “O Poder da Palavra V - A Oferta ao Imperador: Círculos de Conhecimento”