Passar para o conteúdo principal
14.03.2022
Designlab4u

Surgiu em novembro de 2016, como um laboratório, dentro da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), que recria o ambiente real de trabalho de uma agência, com a obrigatoriedade de resposta às diversas solicitações no âmbito do design e das múltiplas esferas, contribuindo de forma decisiva para a formação dos alunos enquanto profissionais desta área e para a nossa investigação integrada/aplicada em Design e no Ensino do Design.

Cátia Rijo, docente da ESELx, é a diretora criativa do Designlab4u, que integra, atualmente, um bolseiro e 19 alunos da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT). A especialista em Design conta com apoio de Susana Torres, técnica-superior do Gabinete de Comunicação da Escola, para dar continuidade a um projeto, cujo objetivo passa por dar aos estudantes, a oportunidade de usufruir da experiência, de colaboração em projetos reais, num contexto de aprendizagem.

Para a docente, este projeto é uma forma de mostra que "o ensino deverá explorar e trabalhar no sentido de alargar as diversas competências do ser humano nos seus três grandes níveis de desenvolvimento: saber-saber, saber-fazer e saber ser ou estar tornando o aluno um ser o mais autónomo possível". Esta é, aliás, a máxima presente no laboratório, que pretende chegar ao domínios descritos, "através da relação não só de aprendizagem que proporciona, como também pela riqueza e diversidade disciplinar dos diversos intervenientes que envolve".

 

Image
Designlab4u
Exposição de trabalhos de marca, desenvolvidos pelo Designlab4u para o Politécnico de Lisboa

 

Desde o surgimento que o Designlab4u tem colaborado com o Politécnico de Lisboa quanto à produção de peças gráficas destinadas a várias iniciativas da instituição, caso de trabalhos ligados ao Espaço Artes – Politécnico de Lisboa, e a outros projetos levados a cabo pela instituição. Em março de 2019, foi celebrado, oficialmente, o aniversário do projeto, com o lançamento de um catálogo e exposição de alguns dos trabalhos mais relevantes.

Mas os desafios propostos ao projeto que dá a conhecer o potencial dos estudantes de Artes Visuais da ESELx não se limita ao Politécnico de Lisboa e à Escola Superior de Educação de Lisboa. Paralelamente, foi fomentado o trabalho de colaboração com diversas associações sem fins lucrativos, sensibilizando os alunos para as questões da responsabilidade social. De referir o desenvolvimento de projetos de Design para a Amnistia Internacional, Chão de Oliva, Associação contra o Femicídio, entre outras.

 

Image
Cátia Rijo e Elmano Margato
Cátia Rijo com o presidente do IPL, Elmano Margato, na 6.ª edição do concurso IDI&CA

 

Na edição de 2021/22 do concurso IDI&CA, promovido pelo Politécnico de Lisboa, o projeto Designlab4u, obteve um financiamento no valor de 5000 euros, quer permite garantir a continuidade do trabalho dos alunos. Cátia Rijo, coordenadora científica, foi quem esteve presente na cerimónia de assinatura de contratos.Tem sido, aliás, o financiamento do IPL, que tem permitido, ao ao longo dos seis anos de existência a atribuição de Bolsas de Iniciação Científica, num total de nove.

O Designlab4u, desde, 2016, já contou com a colaboração de mais de 90 estudantes de AVT, para além de estudantes em regime de estágio para a obtenção do grau de mestre, da Faculdade de Arquitetura, do Instituto Politécnico de Portalegre e do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, todas instituições parceiras.

Para o futuro, a coordenação do Designlab4u, quer que este passe a ser um laboratório de design que integre, oficialmente, a formação dos alunos que frequentam o curso de AVT, sendo integrado nas unidades curriculares de Projeto em Design. O laboratório passaria a funcionar como uma oficina, no qual, os alunos podem desenvolver projetos em complementariedade com o curso.

Consultar catálogo de trabalhos do Designlab4u

Texto de CSS/GCI IPL
Fonte: Designalb4u