estudantes do IPL na Bélgica - Conselho de Estudantes da Universidade Europeia

No passado dia 20 de março, os representantes dos estudantes das instituições de ensino superior que integram a Universidade Europeia U!REKA reuniram-se, em Ghent (Bélgica), com o objetivo de definir a primeira proposta de estatutos para reger a criação do Conselho de Estudantes deste projeto europeu.

O Politécnico de Lisboa foi representado nesta reunião pelos estudantes Tiago Diniz (ISCAL) e Susana Campos (ISEL), que contou com a presença de estudantes dos restantes parceiros do consórcio - HoGent University of Applied Sciences, Amsterdam University of Applied Sciences, Frankfurt University of Applied Sciences, Metropolia University of Applied Sciences, VSB - Technical University of Applied Sciences e do Politécnico de Lisboa.

O Conselho de Estudantes tem como principal função representar os estudantes da U!REKA e designar dois membros para o Conselho Executivo e de Gestão da aliança europeia. Os trabalhos resultaram na redacção de uma proposta de estatutos, que será avaliada por todas as instituições parceiras, Associações de Estudantes de cada país e contará, ainda, com um período de consulta pública.

Através da criação do Conselho de Estudantes, pretende-se que exista uma participação ativa deste corpo da comunidade académica no projeto europeu, que irá ser dinamizado ao longo dos próximos quatro anos.

Tiago Diniz - estudante do IPL na Bélgica

Nas palavras de Tiago Diniz, estudante do ISCAL que integra o Conselho de Estudantes U!REKA, “este órgão de governo da aliança europeia irá promover a relação entre os estudantes de diferentes países e será um contributo para a criação de uma comunidade estudantil europeia.”

A realização da primeira reunião oficial do Conselho de Estudantes terá lugar em junho, em Ostrava, à margem do U!REKA Connects 2024, evento anual desta rede europeia, que o IPL integra desde 2019.

Créditos: HoGent University of Applied Sciences