14.03.2022
Inês e Carolina

Inês Silva e Carolina Galvão venceram a 15.ª edição do Poliempreende, fase regional e nacional, em 2018, na altura eram estudantes de Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). Hoje, o projeto, que consistia em usar cartão canelado e prensado, como matéria-prima para produção brinquedos "ecológicos e criativos" deu lugar a uma empresa.

Depois de distinguido no Politécnico de Lisboa, o que garantiu um prémio financeiro de 2000€, o projeto The Paper Toy Factory obteve 10.000€, patrocinados pela Caixa Geral de Depósitos, referentes ao primeiro lugar no Concurso Nacional de Ideias, Poliempreende, em Portalegre. O financiamento “permitiu passar do papel para a realidade”, ressalta Inês Silva.

Inês e Carolina terminaram a licenciatura da ESCS em 2018. Inês já concluiu, entretanto, um mestrado em Marketing Digital, área em que trabalha atualmente. Carolina começou a trabalhar em Marketing desde que saiu da ESCS.

Paper Toy Factory
Protótipos apresentados no Concurso de Ideias Poliempreende, fase regional

A empresa, constituída entre 2019 e 2020, está em pleno funcionamento e já com brinquedos produzidos. Na calha está a implementação de uma loja online, prevista para entrar em funcionamento antes do Dia Mundial da Criança. A loja física, é uma perspetiva que vai depender das vendas no meio digital.

Ainda que, a trabalhar por conta de outrem, Inês e Carolina, continuam a dedicar o tempo livre ao projeto que fizeram crescer, e o objetivo é, um dia, passar a ser um trabalho a tempo inteiro. Tentam por isso conciliar as duas ocupações profissionais.

“Uma boa ideia não precisa de ser muito elaborada, mas precisa de ter, na base, uma visão clara e uma forma eficaz de executar”, é o conselho deixado por Inês a novos empreendedores do Politécnico de Lisboa. Para a jovem, o mais importante é não desistir perante os obstáculos. “Vai ser um caminho com altos e baixos”, ressalta.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagem: Paper Toy Factory