18.07.2023
projeto vencedor

A 2.ª edição do concurso de ideias ACE Challenge chegou ao fim, no dia 14 de julho, dia em que decorreu a apresentação dos seis projetos candidatos e a entrega dos prémios aos vencedores. O projeto Uripro do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa foi o vencedor. Reduzir o impacto das doenças nefrológicas graves com recurso a novas tecnologias disponíveis no mercado do Cyber-Physical-System para atuar ao nível da prevenção é o objetivo.

A equipa vencedora é constituída pelas estudantes do mestrado em engenharia Biomédica do ISEL, Ana Moreno, Ana Correia e Raquel Pedro e Karina Soto do Centro Hospitalar de Setúbal, Sofia Pereira da iNova4 Health e Alessandro Fantoni, docente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

Júri do ACE Challenge

O júri desta edição do ACE Challenge, presidido pelo pró-presidente do IPL para a Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo, José Cavaleiro Rodrigues, foi constituído por Olímpia Silva (CGD); Carla Rodrigues (Delta) e José Rui Soares (POLITEC&ID).

Prémios

projeto vencedor

1.º prémio | Uripro

Ana Moreno, Karina Soto, Sofia Pereira, Alessandro Fantoni, Ana Correia e Raquel Pedro
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Prémio: 2.000€ | CGD

A proposta da equipa vencedora visa abrir o caminho às novas teconolgias disponíveis no mercado do Cyber-Physical-System para a prevenção de doenças nefrológicas. Com este projeto o objetivo é criar um sensor optoelétrico simples que deteta a presença de compostos elevados na urina, consoante a absorvância ou capacidade que os compostos têm em absorver radiações com comprimento de onda de 280 nm. O Cyber physical system fornece uma monitorização contínua e constante do estado de saúde da pessoa, permitindo prevenir e/ou controlar a desidratação, no mercado militar, mais especificamente nas forças especiais em que é de difícil acesso e monitorização da saúde do indivíduo.

prémios ACE challenge

2.º prémio | PetPedia

Beatriz Fialho, Andrei Mon, Vanda Filipe e Marta Gato
Escola Superior de Comunicação Social
Prémio: 1.500€ | Delta Cafés

O projeto PetPedia consiste na criação de uma coleira que analisa o bem estar dos animais de estimação, proporcionando aos seus donos a informação integral acerca do estado de saúde, bem como a garantia de acompanhamento em tempo real partilhada com os profissionais de saúde veterinária. Trata-se de um produto eletrónico dependente de um carregamento de dois em dois dias, em média.

3.º prémio | Aldeia do Tempo Suspenso

Andrei Mon, Vanda Filipe, Beatriz Fialho e Marta Gato
Escola Superior de Comunicação Social
Prémio: 1.000€ | Politec&ID

A ideia de negócio de Aldeia do Tempo Suspenso passa pela construção de uma aldeia, na qual as casas são uma experiência diferenciadora. É um local pensado para turistas, pessoas que procuram uma experiência diferente e em contacto com a natureza, nómadas digitais e apaixonados por fantasia. A  aldeia vai contar, inicialmente, com máximo de 7 casas, diferentes entre si, mas sempre de acordo com o conceito do projeto, privilegiando uma fusão com a natureza e, consequentemente, promovendo a sustentabilidade do local

Sobre o Ace Challenge

ACE Challenge

O ACE Challenge é o concurso de ideias do Politécnico de Lisboa, integrado na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo, que surgiu em 2019, com o objetivo de incentivar, com recursos próprios, o espírito empreendedor dos estudantes e capacitar os participantes das várias iniciativas, para o desenvolvimento de projetos que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das escolas do Politécnico de Lisboa.

Flickr photos from the 2.ª edição do ACE Challenge album.

_MG_3037 by Politécnico de Lisboa

_MG_3037 by Politécnico de Lisboa uploaded on 18 Jul 2023