05.04.2022
ace camp

Decorreu, entre 21 e 25 de março de 2022, a 4.ª edição do ACE Camp, ação formativa do Programa de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa (ACE), com o objetivo de fomentar o espírito empreendedor, o trabalho criativo e colaborativo e a capacitação dos participantes para exercer uma cidadania económica ativa, que possa contribuir para a empregabilidade e o desenvolvimento sustentável do país.

Organizada pelo Politécnico de Lisboa e pela FAIPL – Federação Académica do Politécnico de Lisboa, esta edição do ACE Camp teve como parceiros a Bten e a Politec&ID. Durante a experiência imersiva, antes da preparação e apresentação das suas ideias de negócio, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações, workshops e mesas redondas sobre temáticas relevantes no âmbito da criatividade, inovação e empreendedorismo, como: design thinking, modelos de negócio e plano de negócio.

Ace Camp

Chegaram à fase final de apresentação de projetos, o Pitch on Stage, 15 participantes de diferentes Escolas do Politécnico de Lisboa, na sua maioria da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), organizados em 5 equipas. O júri atribuiu o 1.º lugar, ex-aequo, aos projetos – “Notáveis” e “Casca”.

1.º Lugar - Equipa 1 – Notáveis

Aminata Mahina Djaló (ESCS)
Ana Margarida Freire Alves (ESCS)
Ana Sofia Gouveia Silvério (ESCS)
Pedro de Quintanilha Meleiro de Araújo Martins (ESCS)

O projeto “Os Notáveis” tem como preocupação central melhorar as condições de vida dos mais seniores, ajudando-os a continuar ativos nesta fase da vida. Através da criação de uma plataforma online, pretende-se promover o talento sénior, em áreas tão distintas como a consultoria jurídica, auditoria financeira, contabilidade, gestão, arquitetura, marketing ou psicologia, permitindo a pessoas com muita experiência acumulada ao longo dos anos, com know-how especializado e com vontade de continuar a trabalhar, o possam fazer ao seu próprio ritmo e de acordo com a sua disponibilidade. A prestação destes serviços é mediada pela plataforma, que garante a segurança das transações e permite gerir a procura e a oferta.

1.º Lugar - Equipa 4 – Casca

Catarina da Silva Ferreira (ISCAL)
Cosmin Mihai Iusco (ISEL)
Mariana Colaço (ESCS)

A "CASCA" é uma bolacha criada a pensar na sustentabilidade e nas restrições alimentares que definem os dias de tantas pessoas. Com isto em mente, juntou-se o útil ao agradável, sendo criada uma bolacha glúten-free, por ser produzida com farinha de trigo sarraceno, e sustentável, por ter incluído na sua receita farinha de castanha (um desperdício da indústria da castanha congelada) e o recheio de casca de maçã (um desperdício da indústria dos sumos). Além disso, é uma bolacha produzida exclusivamente em Portugal, tornado o produto ainda mais sustentável por diminuir a pegada de carbono.

2.º Lugar - Equipa 2 – Growit

Benedita Coelho (ESCS)
David Redondo (ESCS)
Rita Marques Murteira (ESCS)

A "Growit" surge como resposta a 2 problemas: como manter aromáticas em casa sem ter de dedicar tempo ao seu cuidado, e ainda, a necessidade de maior autossuficiência alimentar. O produto consiste numa base de bambu, inspirado no formato de uma árvore, com 6 slots disponíveis para plantar as aromáticas que desejar. Através deste pequeno equipamento, pensado até para apartamentos pequenos, com um sistema de rega e iluminação automatizado, promete-se aromáticas e pequenas hortícolas que prosperam, com o maior sabor e totalmente biológicas. Através de um método de encapsulamento das sementes é possível adquiri-las já plantadas, num pequeno vaso com o substrato adequado a cada aromática. Para que a planta comece a germinar basta encaixar o vaso na slot desejada e na app emparelhada com o equipamento, iniciar a primeira rega. Esta é possível devido ao deposito incorporado no tronco do Growit, bem como através da pequena bomba que leva água a cada slot. A app, para além de automatizar o processo, permite aprender mais sobre cada aromática, as suas especificidades e características nutricionais.

3.º Lugar - Equipa 3 – upbeatTrack

Maria Sarmento de Lemos Coutinho (ESCS)
Sara Raquel Borges Pestana (ESCS)

A "upbeatTrack" vem solucionar o problema dos que têm receio de perder as suas malas quando vão viajar. Através desta aplicação, que está diretamente conectada a um localizador de bagagem, é possível ter acesso à informação sobre a mesma. São oferecidos diferentes pacotes, com subscrição mensal e sem fidelização. O Basic que contém um localizador, no valor de 15€. O Standard, que oferece um localizador e um sensor de pesagem, por apenas 25€, para que exista uma monitorização do peso da mala. O pacote premium é o mais atrativo deles todos, porque além de todas as vantagens anteriores e disponibilidade até 3 dispositivos, permite o acesso a parcerias com marcas e, até mesmo, descontos nas viagens, tudo isto no valor de 45€ mensais.

Para além do prémio monetário atribuído, patrocinado pela RNL, NC Seguro e NJB Ferreira, Unipessoal, Lda (1.ºs prémios, 175 euros; 2.º prémio, 150 euros e 3.º prémio, 100 euros), os projetos vencedores do ACE Camp 2022 têm acesso ao concurso anual de empreendedorismo do Politécnico de Lisboa – ACE Challenge, que vai decorrer em julho deste ano.