O projeto “Verdito” é o grande vencedor do concurso de ideias ACE Challenge do Politécnico de Lisboa, integrado na ACE - Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo. A iniciativa, existente desde 2019, pretende incentivar o espírito empreendedor dos estudantes e capacitar os participantes das várias iniciativas, para o desenvolvimento de projetos que apresentem soluções para desafios e necessidades existentes nas várias áreas de formação das escolas do Politécnico de Lisboa.

A ideia do Verdito consiste em ajudar empresas e consumidores a assegurar a autenticidade e a sustentabilidade dos produtos no mercado, através da atribuição de um selo.
Da autoria dos estudantes Rafael Romão, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Ana Beatriz Nobre, da Website de Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Diogo Carvalho, da Escola Superior de Música de Lisboa, o projeto Verdito propõe uma análise personalizada para cada empresa ou produtor, avaliando todo o processo, desde a origem até à distribuição, de forma a garantir práticas éticas e sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental como social. Com esta solução, o Verdito pretende combater fenómenos como o greenwashing, oferecendo aos consumidores informações claras e fiáveis.

Para Ricardo Pinheiro, vice-presidente para a investigação e criação artística, empreendedorismo e internacionalização do IPL, “O ACE Challenge representa o espírito de inovação, criatividade e colaboração que o Politécnico de Lisboa procura fomentar junto dos seus estudantes”, disse.

Já o projeto AnthoSuture, desenvolvido pelos estudantes Rui Quintas, Susana Cabral, Pedro Afonso, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, conquistou o 2.º prémio, no valor de 1500 euros. A ideia propõe o desenvolvimento de um fio de sutura inovador, produzido a partir de materiais de origem natural com capacidade de alteração da cor em função do pH da ferida.
Ao reagir precocemente a alterações no pH, o AnthoSuture atua como indicador visual imediato, permitindo uma resposta rápida e eficaz, contribuindo para a prevenção de infecções hospitalares.
Este fio inteligente fica azul após a utilização, roxo em caso de potencial infeção e encarnado quando o processo de cicatrização decorre normalmente.

Os projetos finalistas foram apresentados, no passado dia 14 de julho de 2025, ao júri, presidido por José Rui Soares, da empresa BTEN, e constituído por Ricardo Pinheiro, vice-presidente para a investigação e criação artística, empreendedorismo e internacionalização do IPL, Olímpia Silva, da CGD, e José Vasconcelos da empresa BTEN.
A entrega dos prémios do ACE Challenge está prevista para o início do ano letivo de 2025/2026. O grupo vencedor vai epresentar o Politécnico de Lisboa no concurso nacional Poliempreende, que se vai realizar em Aveiro, de 1 a 5 de setembro de 2025.
1º. Prémio | Verdito
Rafael Romão - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Ana Beatriz Nobre - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Diogo Carvalho - Escola Superior de Música de Lisboa
Prémio: 2.000€ | CGD
2º. Prémio | AnthoSuture
Rui Quintas, Susana Cabral, Pedro Afonso - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Prémio: 1.500€ | Instituto Politécnico de Lisboa
Flickr photos from the Ace Challenge 2025 album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de DS/GCI