16.07.2021
Elmano Margato na assinatura do protocolo

Com o objetivo de valorizar a formação no âmbito das Artes Performativas, a Escola Superior de Dança do Politécnico de Lisboa (ESD-IPL) oferece, a partir do ano letivo 2021/2022, o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, que visa proporcionar o aprofundamento de competências de criação coreográfica, nas especialidades de coreografia, interpretação e mediação artística em dança, para diferentes contextos, públicos e comunidades.

Esta oferta formativa apresenta uma proposta diferenciadora, baseada nos pressupostos do ensino superior europeu da dança e num conjunto de parcerias estratégicas, que permitem aos estudantes estar próximos dos espaços e estruturas de apresentação e criação artística.

Sessão de lançamento do mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais

A sessão de lançamento do mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais  teve lugar a 16 de julho de 2021, no Museu Nacional do Teatro e da Dança, e coincidiu com a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Lisboa e a EGEAC, que em conjunto pretendem promover o aprofundamento de competências de criação coreográfica. Marcaram presença nesta sessão o Presidente do Politécnico de Lisboa, professor Elmano Margato; o Diretor da Escola Superior de Dança, Dr. Samuel Rego; o Diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, Dr. José Carlos Alvarez; a Dra. Isabel Niny, do Gabinete da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa; o Dr. Francisco Frazão, Diretor Artístico do Teatro do Bairro Alto; e a Coordenadora do novo mestrado da ESD, professora Madalena Xavier.

As Residências Artísticas do mestrado irão acontecer no Teatro do Bairro Alto – EGEAC e nos Estúdios Victor Córdon – OPART. Para a prossecução dos estágios na especialidade de interpretação, existem protocolos de cooperação com:

• Balleteatro
  • Body Builders| Rafael Alvarez – Associação Cultural
  • Camada - Centro Coreográfico Associação
  • Compagnie Illicite - Bayonne
  • Companhia Clara Andermatt
  • Companhia de Dança Contemporânea de Évora
  • Companhia de Dança de Almada
  • Companhia Instável
  • Companhia Olga Roriz
  • Companhia Paulo Ribeiro – Associação Cultural
  • Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo
  • Dança em Diálogos – Associação Cultural
  • Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas
  • Fundação Liga - Plural Companhia de Dança
  • Grupo Dançando com a Diferença
  • Grupo Experimental de Dança – Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
  • Nome Próprio - Associação Cultural
  • Quórum Ballet

O plano de estudos do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais inclui 6 Programas Regulares, que promovem uma aquisição continuada dos conhecimentos do domínio teórico; 6 Programas Intensivos, para fomentar o desenvolvimento de competências artísticas e criativas em formato de Residências Artísticas; e ainda, um trabalho de pesquisa artística de investigação. O foco desta oferta formativa será o desenvolvimento de competências específicas decorrentes das várias práticas profissionais, que estruturam diferentes domínios da criação coreográfica e que se assumem, na contemporaneidade, como pilares fundamentais para o desenvolvimento artístico e cultural.

As candidaturas para a 1ª Edição do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais decorrem entre 19 de julho e 2 de setembro de 2021.

Texto de Ana Raposo
Pró-presidente para a Comunicação Estratégica